Regional

Prazo para recadastramento no Auxílio Reconstrução encerra nesta semana na região

Os atendimentos para cadastramento e recadastramento do Auxílio Reconstrução estão sendo realizados no Cras Central (junto ao Ginásio Poliesportivo), em Santa Cruz do Sul, de segunda a sexta-feira, no horário das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) alerta que pessoas elegíveis para o benefício que ainda não se cadastraram tem até o próximo domingo, 15, para solicitar o recurso. A mesma data também é o prazo final para aqueles que queiram cancelar o cadastro atual e fazer um novo.

A Sedes realizou na quarta-feira, 11, um mutirão para orientar famílias do Rio Pardinho na resolução de pendências para a regularização da inscrição ao Auxílio Reconstrução. A localidade de Rio Pardinho apontou 180 registros de pendência neste procedimento.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Cerca de 1 mil famílias de Santa Cruz precisam atualizar cadastro do Auxílio Reconstrução

Conforme a titular da Sedes, secretária Priscila Froemming, a maioria dos casos identificados se refere a inconsistências quanto à comprovação de endereço ou de informações referentes ao núcleo familiar. Ao longo do dia, 113 pessoas foram atendidas na academia de ginástica ao lado do posto de saúde de Rio Pardinho. Priscila salienta que a Sedes também está auxiliando pessoas com pendências mediante agendamento pelo telefone (51) 3690-4123.

A secretária ainda relata que mais de mil famílias registraram pendências em Santa Cruz do Sul. Priscila ainda informou que uma data para auxiliar os moradores do Bairro Várzea na regularização de solicitação do benefício será anunciada em breve. A correção de informações através do aplicativo Gov.br é necessária para que os atingidos pela enchente de maio possam dar sequência ao cadastramento para o benefício de R$ 5,1 mil concedido pelo Governo Federal.

Publicidade

Recadastramento encerra nesta sexta-feira em Venâncio Aires

Nesta sexta-feira, 13, encerra o prazo para recadastramento no Auxílio Reconstrução de famílias que tiveram suas casas atingidas pela enchente de maio. A atualização dos dados de cadastros que aparecem com a nova modalidade “em pendência”, determinada na última análise pelo Governo Federal, pode ser realizada até o meio-dia, e viabiliza uma nova oportunidade no programa que garante o recurso de R$ 5,1 mil.

Os venâncio-airenses atingidos podem encaminhar a solicitação por meio do banner do programa municipal “Ajuda Venâncio – Gestão de Programas de Apoio às Vítimas da Calamidade” disponível no site da Prefeitura de Venâncio Aires, e pelo link. Preencher com e-mail e senha cadastradas e verificar a situação de pendência do cadastro.

LEIA TAMBÉM: Governo suspeita de 300 mil fraudes em pedidos do Auxílio Reconstrução

Publicidade

No sistema municipal estão abertos os cadastros para atualização da composição familiar; o campo para inclusão do número da unidade de consumo da conta de energia elétrica; campo para inclusão das imagens e dos documentos que comprovam o endereço, podem ser inseridas contas de energia elétrica, contas de água da empresa Corsan, e telefone, como das operadoras Claro, Tim e Vivo, em nome de qualquer dos membros da família cadastrada.

É importante ressaltar que, após preencher os dados, é preciso clicar em concluir para o cadastro estar apto no sistema. O município cadastrou todas as regiões e endereços que têm direito ao recurso. O programa não possui nenhum corte ou limitação de renda, nem a necessidade de inscrição no CadÚnico, basta ter sido atingido pela enchente a ponto de sair de casa de forma temporária ou permanente. Para famílias que precisam de orientações ou de auxílio para a encaminhar o pedido, podem se dirigir até a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, ou até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro, ou CRAS bairro Battisti.

LEIA TAMBÉM: Paulo Pimenta volta à Secom e reconstrução do Rio Grande do Sul fica sob responsabilidade da Casa Civil

Publicidade

Para famílias unipessoais (casos em que somente uma pessoa residia no imóvel), casos em que o governo federal considerar fora da mancha de inundação e casos em que a família preencher todos os requisitos, mas for difícil a comprovação, será aberto o Módulo de Recurso a partir de segunda-feira, 16, com novas orientações do Governo Federal.

Dados no Sistema:

Até o momento, o sistema municipal conta com 5.768 cadastros válidos. Destes, 2.279 foram transmitidos; 788 foram retransmitidos; 323 estão em digitação; 65 em análise; 61 estão concluídos; 127 inconsistentes; 98 rejeitados; 230 revisados (em análise); 29 revisados (cancelados); e 358 revisados. Ainda, 77 famílias devem acessar a conta no Gov.br para confirmar os dados.

Além destes, 1.410 cadastros estão com pendências ou em revisão, ou seja, ainda não informaram o código de instalação da conta de energia ou não completaram os dados da composição familiar. Esses precisam conferir os dados, anexar os comprovantes e concluir o cadastro novamente. Ainda, no sistema do governo federal constam 77 famílias já habilitadas, que devem acessar a conta no Gov.br para confirmar os dados.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.