Até a próxima segunda-feira, 30, os santa-cruzenses podem destinar parte do seu Imposto de Renda (IR) para entidades ou projetos sociais mantidos no município. São dezenas de iniciativas que se destacam por ajudar crianças, adolescentes, idosos e pacientes oncológicos, além de ações ligadas ao esporte e à cultura.
As pessoas físicas podem reverter até 7% do imposto, fazendo com que toda a burocracia do processo seja revertida em contribuição para a comunidade. E o melhor: sem gastar nada. As pessoas jurídicas, por sua vez, poderão contribuir com até 10% do valor de seus tributos.
Conforme explica a proprietária da VM Consultoria em Captação de Recursos, empresária Vanessa Müller, tanto pessoas físicas, que fazem declaração no modelo completo, quanto as jurídicas, que tributam pelo lucro real, podem reverter um percentual e abater totalmente o valor doado no seu Imposto de Renda. As pessoas físicas podem destinar até 7% do imposto para entidades ou projetos que atendem crianças, adolescentes, idosos e pacientes oncológicos ou, ainda, para projetos via Lei Rouanet ou Lei do Esporte.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Carlão Smidt é homenageado na última sessão ordinária da Câmara em 2024
No caso de quem é inscrito como pessoa jurídica, pode ser deduzido 10% do IR. Ela ressalta que tais doações não geram nenhum ônus para os doadores, pois são 100% dedutíveis no Imposto de Renda.
“No Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), são mais de 50 entidades inscritas em Santa Cruz do Sul. No Conselho Municipal do Idoso, mais de dez. No Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), uma entidade, e várias outras na cultura e no esporte”, informa Vanessa.
De modo geral, a consultora destaca que tem aumentado o número de projetos e de ações aptos a receber doações. “Hoje são seis legislações vigentes, e a lista das entidades que podem ser beneficiadas está disponível nos conselhos. Também tenho uma lista de projetos que a minha empresa representa”, enfatiza.
Publicidade
Como doar
As doações devem ser feitas somente via Pix. Para o Comdica, as chaves são CNPJ 17.966.253/0001-17 ou [email protected]. Para o CMDPI, é CNPJ 19.373.077/0001-35. Com a doação concluída, o comprovante de depósito deve ser enviado ao e-mail [email protected], para a emissão do recibo de doação.
LEIA TAMBÉM: Diocese de Santa Cruz vai abrir Ano Jubilar no próximo domingo
O prazo para apresentação desses comprovantes é de até dois meses após o depósito. Se o doador preferir, pode fazer contato também pelo telefone (51) 3713 7493 ou diretamente na direção do HSC, para que o comprovante de depósito seja entregue e, posteriormente, enviado o recibo original de doação. Em caso de dúvidas ou mais informações, o contato pode ser feito pelo mesmo e-mail e telefone.
Publicidade
Passo a passo
- Simule quanto de imposto você tem a pagar (pode ser pelo programa usado para calcular ou reservar uma quantia similar à dos outros anos).
- Desconte 6% do valor.
- Faça o depósito via Pix para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
- Envie o comprovante para o e-mail [email protected], que o HSC encaminha ao Comdica ou ao CMDPI para emissão do recibo original de doação.
- Após entregar ou enviar o comprovante, será fornecido o documento necessário para utilizar quando for fazer a declaração.
- Na hora de declarar, preencha o valor doado na aba “Pagamentos e doações efetuados”.
Importante
Diferentemente da doação feita quando da Declaração do Imposto de Renda entre março e abril, nesta de agora as pessoas físicas e jurídicas devem depositar o percentual a ser deduzido nas contas bancárias de cada projeto ou conselho municipal correspondente.
LEIA TAMBÉM: Ana Nery assumirá gestão de hospital em Gramado
A consultora da VM Consultoria em Captação de Recursos sugere que os depósitos sejam feitos até o final do horário de expediente dos bancos, observando a data-limite, que é 30 de dezembro. Outras informações: e-mail [email protected] ou telefone (51) 99808 9555.
Publicidade
Doações beneficiam crianças e idosos do Hospital Santa Cruz
Os recursos destinados ao Comdica de Santa Cruz via Declaração do Imposto de Renda possibilitam diversas melhorias na área materno-infantil do HSC, que atende pacientes com até 12 anos em emergências, urgências, internação, tratamento intensivo e semi-intensivo (UTI Neonatal e Pediátrica e UCI) com profissionais especializados. No ano passado, as doações possibilitaram a aquisição de uma central de monitorização, o conserto de duas incubadoras neonatais e a revitalização de 15 janelas.
Já as doações destinadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) contribuem para o Programa de Atendimento ao Paciente Idoso do HSC, fundamental para o tratamento de indivíduos internados e submetidos a cirurgias cardíacas, e/ou portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica atendidos pelo Programa de Reabilitação Cardiorrespiratória e Metabólica.
O programa atende também pessoas que se infectaram pela Covid e estão em fase de recuperação. No último ano, foram adquiridos uma bicicleta e uma esteira ergométricas, duas pulseiras de laserterapia, cinco macas avançadas e contratados dois estagiários para atendimento aos idosos, pelo período de 12 meses.
Publicidade