Às vésperas do encerramento do prazo para efetuar o cadastro biométrico, cerca de 1,3 mil eleitores de Sinimbu ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral. Os sinimbuenses têm do meio-dia até o final da tarde de hoje para realizar o procedimento e evitar o cancelamento do título de eleitor. Quem perder a data pode ficar com o documento inválido, com prazo até 5 de maio do ano que vem para procurar o cartório e reverter a situação.
Até a tarde dessa terça-feira, 27, o cadastro já havia sido feito por 6,5 mil eleitores, o que corresponde a 76,45% do total. O chefe da 40ª Zona Eleitoral de Santa Cruz do Sul, responsável pelo processo, Jaime Melchionna, afirma que o número está abaixo do esperado. “A meta é atingir 80% da população envolvida. Até o final do dia, esperamos que isso venha a se concretizar”, relatou. Uma das maiores dificuldades encontradas, conforme Melchionna, é chegar aos moradores do interior. “Estamos contando com a divulgação da imprensa, da Câmara de Vereadores e dos próprios moradores, pedindo, quando eles vêm até o cartório, que comuniquem amigos e vizinhos.” Melchionna frisa ainda que não há chance de estender o prazo.
Na região de abrangência da 40ª Zona Eleitoral, já concluíram o cadastramento biométrico os municípios de Passo do Sobrado, Vale Verde, Herveiras, Gramado Xavier e Vale do Sol. A partir do dia 1º de agosto, será a vez de Vera Cruz, que já está com 19% dos eleitores registrados. Em Santa Cruz do Sul, o processo deve acontecer entre 2019 e 2020. Atualmente, 24% dos votantes já estão inclusos no novo sistema, bem como todos os novos títulos emitidos a partir de 2013.
Publicidade
Para fazer o cadastro biométrico, basta comparecer ao prédio da Justiça Eleitoral de Santa Cruz do Sul, na Rua Ernesto Alves, 760, próximo ao INSS. É preciso ter em mãos um documento de identidade original, título de eleitor (se já possuir) e comprovante de residência. O horário de atendimento é do meio-dia às 19 horas.