Categories: Regional

Prazo maior para atualizar o cadastro do Cartão SUS

Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ficar mais aliviados. Após intensa procura para o recadastramento dos cartões durante todo o expediente de ontem, a coordenação da Central de Regulação e Agendamento, a antiga Casa, informou que o procedimento poderá ser feito até o fim do ano. Somente nessa terça e quarta-feira, 2 mil pessoas buscaram regulamentar as informações contidas no sistema, já que o prazo estabelecido pelo edital terminava ontem. 

Conforme a coordenadora da central, Sandra Precht de Quadros, quem não conseguiu atualizar as informações poderá fazê-lo  em outra oportunidade. “O recadastramento continua. Hoje mesmo tivemos que orientar alguns usuários a voltar em outro momento, pois a fila era tanta que muitos tiveram que ficar na chuva esperando.” 

Sandra também explica que o recadastramento é dirigido somente para os usuários cujos nomes constam no último edital, lançado em julho deste ano. A lista com 15 mil nomes está disponível no site da Prefeitura, no endereço www.santacruz.rs.gov.br/conteudo/recadastramento-cartao-sus. “Caso o nome do usuário não conste nessa lista, o cartão antigo continua válido”, esclarece. 

Publicidade

O aposentado Ernani Frantz, de 53 anos, foi um dos santa-cruzenses que buscaram regularizar a situação no SUS na tarde de ontem. Ele permaneceu na fila por cerca de uma hora e meia. “Não esperava tamanho movimento. Mas depois que entreguei os documentos, o processo foi bem rápido. Agora está tudo em dia”, contou. De toda a família, Frantz comenta que o filho ainda precisa se recadastrar. “Já vou dizer para ele vir na próxima semana. Assim não precisa esperar tanto tempo.” Em dias de pouco movimento, o procedimento é feito em até cinco minutos. 

Antes de 2015, o cartão SUS podia ser encaminhado apresentando identidade e uma declaração assinada por terceiros, constando que o usuário possuía domicílio em Santa Cruz. Com isso, pessoas de outros municípios eram atendidas na cidade, o que gerava demoradas filas de espera para a obtenção de exames e consultas. O recadastramento, portanto, serve para adotar maior rigor nos atendimentos feitos no município e, assim, reduzir as filas junto aos postos de saúde.

Apenas três atualizações por vez

Publicidade

A coordenadora da Central de Regulação e Agendamento, Sandra Precht de Quadros, explica que apenas três atualizações podem ser feitas por vez. “Ressaltamos isso, pois nos deparamos com situações de pessoas que vinham fazer para toda a família”, observa.

Para fazer o recadastramento do cartão SUS, é necessário levar comprovante de residência, CPF e identidade. A orientação é que os usuários que estão registrados no edital e ainda não fizeram o processo se dirijam à antiga Casa a partir da semana que vem, quando o movimento deve ser mais calmo. A Central está localizada na Avenida Independência, 100.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.