Categories: Geral

Prato do dia: aprenda a preparar o hambúrguer de soja

Entre tantas discussões sobre a soja e seus benefícios, de sua manipulação genética que sugere prós e contras e o uso de agrotóxicos em seu cultivo, algumas bandeiras podem ser avistadas no horizonte culinário, uma delas na produção da carne de soja, que dá origem a diversos pratos e receitas. Segundo pesquisadores, a soja surgiu nas regiões central e do norte da China, há mais de 5 mil anos. Essa planta foi levada à Europa pelo botânico Engelbert Kaempfer, em 1972, mas sua produção ficou limitada devido ao tipo de clima e às condições do solo presentes.

Ao Brasil chegou na década de 60. Hoje nosso País é o segundo maior produtor de soja do planeta ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Os produtos proteicos de origem vegetal que são obtidos a partir da soja, dentre eles a carne de soja, são alimentos com altos teores de proteína em sua composição, entre 40% a 90%. Com a proteína texturizada de soja fina é possível fazer a maioria das receitas que levam carne moída, e o sabor e textura ficam muito semelhantes. Uma dessas receitas é o hambúrguer de carne de soja. Confira.

Como e com o que fazer

Publicidade

Ingredientes (rende 6 hambúrgueres):
1 xícara de proteína texturizada de soja (fina) hidratada
1 tomate sem semente picado
Meia cebola pequena picada
1 dente de alho picado
2 colheres de sopa de salsinha picada
4 colheres de sopa de molho de soja – shoyu
4 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de azeite
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de trigo
Meio tablete de caldo de carne em pó
Pimenta-do-reino e sal a gosto

Preparo: aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho e em seguida o tomate. Junte a proteína de soja e misture bem. Regue com o shoyu e junte o caldo de carne. Logo após some as quatro colheres de água, misture e deixe cozinhar por cerca de dois minutos. Tempere com sal e pimenta. Para preparar o hambúrguer aguarde a carne esfriar, junte a farinha de trigo e o ovo. Misture bem e modele os hambúrgueres na mão. Leve os hambúrgueres ao fogo baixo sobre uma frigideira antiaderente untada com óleo, deixando dois minutos cada lado e virando com cuidado. Depois é montar o hambúrguer com queijo, tomate, folhas verdes, cebola roxa e o molho de sua preferência!

*Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com.

Publicidade

 

Foto: Divulgação

Fala Baco: Casas del Bosque

Para o meu gosto, a uva Syrah – ou Shiraz – está elencada entre as preferidas! Tal casta dá vida a vinhos de corpo, frutados, intensos, aveludados e saborosos, sendo um prazer desvendar tais rótulos. O Casas del Bosque Syrah Gran Reserva 2015, do Vale de Casablanca no Chile, entrega todos os predicativos citados acima: sua passagem de 11 meses em barricas de carvalho francês acomodou os taninos e deixou o vinho perfeitamente integrado à fruta e ao álcool. Tem cor rubi com reflexos magenta e gordas e lentas lágrimas descem pela taça.

Publicidade

O Syrah seduz mesmo é pelo seu aroma: frutas negras – groselha, ameixa, mirtilo – também passas, pimenta-preta, figo, tâmaras, couro e chocolate aparecem. A boca repete a fruta com tabaco e madeira leve. Amplo, redondo, untuoso e persistente. Faz um belo casamento harmonizado com carnes de caça, carnes na grelha, pato com molho escuro, massas com molhos encorpados e queijos duros. Possui 14% de graduação alcoólica, e o ideal é ser consumido na temperatura de 18 graus. Você encontra os vinhos Casas del Bosque na Wein Haus, loja especializada em vinhos, localizada na Rua João Pessoa 895, Santa Cruz do Sul, fone (51) 3711 3665 e site www.weinhaus.com.br. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!

Benefícios para a saúde 

Muitas pesquisas mostram que os produtos feitos à base de soja podem contribuir de forma positiva para a saúde. A soja é um produto nutritivo, rico em muitos nutrientes como a vitamina B6, o ácido fólico, a riboflavina, a tiamina, a vitamina K, além de conter diversos minerais, dentre eles o ferro, o cálcio, o manganês, o selênio, o cobre, o fósforo e o magnésio. Além das proteínas, a soja possui outros componentes bioativos importantes para a saúde, o que a torna um alimento funcional, com benefícios comprovados pela literatura médica. Entre eles, especialistas citam redução dos sintomas da menopausa, controle do colesterol ruim, prevenção de doenças cardiovasculares e controle de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.