O mais emblemático sanduíche francês é o ocupante deste espaço nesta semana! Trata-se do croque monsieur, um belo misto quente crocante e saboroso. Uma das versões sobre a criação do sanduíche remonta à Austrália, onde os aborígenes nômades consumiam sua caça do dia pressionando a carne entre duas fatias de massa de trigo acima de um fogo da madeira, usando um grande clipe feito de madeira e ferro. Já o croque monsieur, dizem que foi criado por um café parisiense localizado no Boulevard des Capucines. “Croque” era o nome dado ao pão de forma molhado no ovo e passado na frigideira, e “monsieur” significa senhor! Confira o preparo desta delícia francesa.
LEIA MAIS: Aprenda a preparar uma deliciosa salada de camarões perfeita para dias quentes
COM O QUE E COMO FAZER
Ingredientes
MOLHO BECHAMEL
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara e meia de leite
pitada de noz-moscada moída
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Publicidade
SANDUÍCHE
8 fatias finas de pão de sanduíche branco
8 fatias de presunto
150 gramas de queijo Gruyere ou queijo Emmental ralado
Meia xícara de queijo parmesão ralado na hora
LEIA MAIS: Receita: canapé de pera caramelizada, patê de fígado e geleia de pimenta
Preparo: para o bechamel, derreta a manteiga em uma panela média em fogo médio. Junte a farinha e cozinhe, mexendo sempre, por cerca de 2 minutos. Aos poucos, adicione o leite, mexendo bem até que a mistura fique homogênea. Cozinhe, mexendo, até o molho engrossar e tempere com sal, pimenta e nozmoscada. Retire do fogo e reserve. Pré-aqueça o forno a 200 graus e forre uma assadeira com papel-manteiga. Espalhe cada fatia de pão com uma camada de bechamel até as bordas. Coloque 4 fatias de pão, com o lado bechamel para cima na assadeira preparada. Cubra cada um com um pedaço de presunto, um punhado de queijo e uma pitada de queijo parmesão. Coloque as fatias de pão restantes por cima, com o lado bechamel para cima e cubra com o queijo e o parmesão restante. Leve ao forno por cerca de 6 minutos e ligue o dourador por mais 2 minutos. Retire e sirva quente!
Publicidade
Confira receitas, crônicas e dicas de vinhos acessando o blog www.eu-gourmet.com
LEIA MAIS: Aprenda a fazer uma saborosa salada italiana criada na Toscana
Provei nesta semana o primeiro tinto que encontrei da safra 2021 do vinho brasileiro e, claro, para ser tão recente assim teria que ser um Pinot Noir ou um Gamay. Este último, cuja vinícola gaúcha está espalhada por várias regiões produtivas, tem seu tradicional rótulo já safrado neste ano, o Miolo Wild Gamay 2021, produzido na Campanha Gaúcha nos vinhedos do Seival. O nome remete a “selvagem”, pois se utiliza de leveduras selvagens da própria uva para fermentar e não leva sulfitos em sua estabilização.
Publicidade
Concebido no processo de maceração carbônica e com a supervisão do enólogo português Miguel Ângelo Almeida, este destaca que o vinho da safra 2021 é diferente do representante da safra passada. “O Gamay 2021 é um vinho mais sério, com menos maceração carbônica e fruto de uma vindima na época da colheita com mais chuva e menos insolação, mas que atende com êxitos à proposta da vinícola de oferecer ao consumidor um vinho agradável, fácil e simples para ser degustado no dia a dia”.
Tem cor rubi grená e lágrimas redondas e preguiçosas. Seus aromas pronunciam framboesa, groselha silvestre, goiaba, sidra, violetas e um toque terroso de fundo ao frutado. Boca com taninos redondos e macios, acidez presente, balsâmico e fruta macerada com largo final. Um vinho leve, fresco e fácil de beber.
Faz par com caldos quentes (legumes, frango), pizzas e massas de molhos leves, frango na chapa e queijos de massa mole. Vai bem com um peixe ao molho de camarão também.
Publicidade
Possui 12,5% de graduação alcoólica, e o ideal é degustá-lo na temperatura de 10 a 12 graus. E lembre-se: se beber, NÃO DIRIJA!
LEIA MAIS: Aprenda a fazer um saboroso risoto de camarão com alho-poró e pimentões
E a Wein Haus – loja especializada em vinhos em Santa Cruz do Sul – inaugurou a sua nova loja ali no M ü n c h e n Open Mall, no centro da cidade. A loja possui 150 metros quadrados e conta com mais de 800 rótulos de vinhos e espumantes disponibilizados em seu estoque, além de artigos gourmet e cestas de presentes.
Publicidade
Durante estes primeiros dias de inauguração, a loja contará com degustações de vários rótulos para aqueles que forem conhecê-la e descontos exclusivos! A nova unidade da Wein Haus fica na Rua Borges de Medeiros, 929, loja 46, no München Open Mall, em Santa Cruz do Sul, telefone e WhatsApp (51) 98416 6407, site www.weinhaus.com.br e e-mail weinhaus@weinhaus.com.br.
LEIA MAIS: Eu, Gourmet: uma receita fácil de queijo brie empanado
This website uses cookies.