Conhecida pela festa dos foliões e intenso fluxo de banhistas nesta época do ano, a Praia dos Ingazeiros, em Rio Pardo, viveu dias atípicos. Em função das restrições para aglomerações e circulação de pessoas provocadas pela Covid-19, as comemorações foram canceladas e a movimentação de banhistas foi pequena ao longo do feriadão de Carnaval. Além disso, os dias com pouco sol e as temperaturas que não têm alcançado os 30 graus dificultaram o banho de rio e espantaram a população.
Conforme o guarda-vidas Jeferson Borgmann, que atua nos Ingazeiros desde o dia 19 de dezembro, a procura nos últimos dias foi pequena em função do tempo nublado e também pelo fato de que muitas pessoas preferiram viajar para o Litoral. Segundo ele, desde o início da atuação dos guarda-vidas foram realizados dois salvamentos e um resgate de banhistas que se afogaram no Rio Jacuí. “Nós deixamos a marcação da água na altura do peito, porque aqui tem muitas crianças. Às vezes o pessoal reclama que é pouco, mas não dá para pensar somente nos adultos”, salienta.
LEIA MAIS: Chuva dos últimos dias trouxe nova vida ao Rio Pardo
Publicidade
Borgmann alerta que aquele trecho do Jacuí é traiçoeiro, com a presença de diversos buracos sob a água. “O pessoal que não conhece vem aqui, circula pelos locais onde dá pé e, daqui a pouco, cai em um buraco de três ou quatro metros. Numa dessas a pessoa se afoga”, destaca. Dentro da área demarcada o banho é seguro para a população e o trabalho dos guarda-vidas se torna preventivo. “Estamos sempre de olho. Se percebemos que alguma coisa pode acontecer nós já avisamos e orientamos para que não ocorra”, destaca o guarda-vidas.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Rio Pardo seca em Candelária e falta de chuva preocupa agricultores
Publicidade