A Praça Alberto Blanchardt da Silveira, no Centro de Candelária, poderá ganhar um novo chafariz em substituição ao existente no local. O prefeito Nestor Ellwanger, acompanhado pela engenheira Bruna Teixeira da Silva e pelo secretário de Obras, Marlon Wohlenberg, entregou na última terça-feira o projeto ao gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Joanei Antonelli.
As tratativas sobre o novo projeto começaram em 11 de março, quando o prefeito Nestor Ellwanger e o vice Cristiano Becker estiveram em Porto Alegre, na sede da Corsan, em reunião com o diretor de Operações, Andre Beltrão Finamor, com o objetivo de solicitar a reforma do monumento da praça. A companhia já havia patrocinado o primeiro chafariz, implantado no local, mas que precisa de uma repaginação devido ao desgaste.
A equipe de Planejamento da Prefeitura, por meio da engenheira Bruna, elaborou um projeto totalmente novo (foto), que inclusive remete ao Aqueduto, obra arquitetônica de rara beleza situada em Linha Curitiba. Foi construída por ordem de João Kochenborger, um dos primeiros imigrantes alemães a chegar ao município, em 1862. O ponto turístico foi declarado patrimônio histórico de Candelária em 11 de maio de 1988. O custo da implantação do novo chafariz deverá ser absorvido pela Corsan. A partir de agora, o gerente local da companhia, Joanei Antoneli, irá encaminhar e protocolar o plano junto ao Departamento de Projetos da estatal. Se for aprovado, logo após devem começar as obras.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Estudo da Prefeitura indica cinco rotas turísticas em Candelária