Quem passar pela praça Getúlio Vargas entre as 9 horas e o meio-dia deste sábado vai contar com uma série de serviços de saúde oferecidos gratuitamente. A iniciativa é promovida pelo Hospital Santa Cruz (HSC), que comemora 115 anos na segunda-feira, 22.
O evento contará com atendimentos prestados pelos residentes multiprofissionais do HSC, como aferição de pressão arterial e de glicemia capilar, orientações farmacêuticas quanto ao uso de medicamentos, saúde mental materna, orientações sobre fisioterapia e nutrição e dicas de prevenção.
LEIA TAMBÉM: Atividade chama atenção à saúde mental materna em Santa Cruz
Publicidade
Além disso, estarão presentes membros das comissões internas de prevenção de acidentes (Cipa), de doação de órgãos e tecidos para transplante (Cihdott) e de controle de infecção hospitalar (CCIH). Também serão prestadas informações sobre o Programa de Fidelidade Amigo HSC, o Centro de Especialidades Médicas da instituição, o Centro de Diagnóstico e Intervenção por Imagem (CDII), o Laboratório de Reabilitação Cardiorrespiratória (Larecare) e acerca do Projeto do Lino.
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) vai participar com o Setor de Relacionamento Unisc, com a Liga de Fisioterapia Hospitalar e com estudantes de Enfermagem e de Educação Física, além de outros serviços de saúde.
LEIA TAMBÉM: Curso de Odontologia da Unisc promove II Simpósio de Câncer de Boca
Publicidade
Fundado no dia 22 de maio de 1908, o HSC é o maior centro de saúde do Vale do Rio Pardo. O hospital é certificado com o nível 1 da Acreditação ONA, principal selo de qualidade para instituições de saúde. Atualmente, ele possui em torno de 23 mil metros quadrados de área construída, 245 leitos, mais de 900 funcionários e um corpo clínico qualificado composto por 295 médicos.
Perfil
Mantido pela Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) desde 2003, o HSC é certificado também como Hospital de Ensino, estágio mais elevado que uma casa de saúde desse gênero pode atingir. Atualmente oferece cinco programas de residências médicas e o programa de residência multiprofissional em saúde, que abrange oito áreas. Também recebe a cada semestre uma média de 800 estudantes de diferentes cursos da graduação, pós-graduação e cursos técnicos, qualificando a assistência à comunidade.
LEIA TAMBÉM: Hospital Santa Cruz terá Residência em Medicina Intensiva
Publicidade
O HSC também é referência em alta complexidade em traumatologia/ortopedia e em gestantes/partos de alto risco, Centro de Referência em Alta Complexidade Cardiovascular, Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral e Unidade de Referência em Oftalmologia. Além disso, possui nível 3 de excelência para a UTI Adulto, que é o nível máximo que pode ser alcançado por uma UTI.
De acordo com o Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social 2022 da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), que apresenta dados, números e projetos desenvolvidos pelas suas quatro mantidas, a casa de saúde teve, no decorrer do último ano, 157.782 atendimentos ambulatoriais e 12.143 internações. Também foram feitos 12.924 procedimentos cirúrgicos e 2.006 partos.
LEIA TAMBÉM: Apesc completa 61 anos; relembre a trajetória
Publicidade
Outros números apresentados no balanço são as 473.120 refeições servidas no ano passado e as mais de 580 toneladas de roupas processadas pela lavanderia da casa de saúde. Esses e outros dados do HSC, além de todos os projetos, programas, capacitações, cursos, eventos e outras ações desenvolvidas pelas quatro mantidas da Apesc em 2022, podem ser conferidos no Balanço Social e Relatório de Responsabilidade Social da entidade, por meio do link http://apesc.net.br/balanco2022.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade