Na tarde deste domingo, Santa Cruz do Sul sediou um momento histórico: pela 1ª vez o município recebeu um Ato Do Dia Internacional do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros). O evento organizado pelo Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Santa Cruz do Sul (Comdise) reuniu na Praça da Bandeira, junto ao palacinho, membros da comunidade e simpatizantes.
Desde as 14 horas diversas atrações animaram a tarde, como apresentações artísticas e de DJs. No entanto o principal objetivo do ato foi combater a homofobia e garantir os direitos da população LGBT. Em uma cerimônia em memória das vítimas da intolerância, foram soltos 160 balões pretos, que lembram as vítimas da translesbohomofobia.
Publicidade
Para o organizador do ato, Ruben Quintana, o dia é de extrema importância. “Por ser um ativista e lutar por esta causa a vida toda, eu nunca achei que veria esse dia chegar”, conta, reafirmando que o principal caminho para acabar com a intolerância é a educação. “As pessoas seguem exemplos, as crianças repetem o que veem em casa, então é importante começar por aí.”
LEIA MAIS NA GAZETA DO SUL DESTA SEGUNDA-FEIRA.
Publicidade