Historicamente, dois partidos políticos dominam o cenário eleitoral na região Centro Serra. E o Partido Progressista (PP) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) confirmaram, na eleições municipais deste ano, a força e a tradição que possuem junto ao eleitorado local. As duas siglas, que foram adversárias na maioria dos municípios e coligaram juntas em três cidades, elegeram três prefeitos cada para os próximos quatro anos. O PDT ainda aguarda a situação de Lindomar Elias em Salto do Jacuí, que pode deixar o partido também com três prefeituras.
Em relação a 2012, houve uma queda no número de cidades que serão administradas pelo PP. Naquele ano, o partido elegeu cinco prefeitos (Estrela Velha, Ibarama, Lagoão, Salto do Jacuí e Tunas). Destas, conseguiu manter apenas Ibarama, com Andre da Cas, mas retomou o comando em Arroio do Tigre e Passa Sete. Já o PMDB manteve as prefeituras de Sobradinho e Segredo e conquistou a prefeitura de Tunas, com Valdoir da Silva.
Já na disputa para o Legislativo na região, o PP leva vantagem sobre o PMDB. O partido conquistou 32 cadeiras, contra 25 da sigla peemedebista. Bem atrás, aparecem PDT, com 13, e PTB, com 12 vereadores eleitos. PSB (9), PSDB (4), PT (3) e PPS (1) completam a lista.
Publicidade
SAIBA MAIS
Os prefeitos eleitos da região por partido
PMDB – 3 prefeitos
Valdir Rodrigues – Segredo
Maninho Trevisan – Sobradinho
Valdoir Silva – Tunas
PP – 3 prefeitos
Marciano Ravanello – Arroio do Tigre
André Da Cas – Ibarama
Bertino Rech – Passa Sete
Publicidade
PDT – 3 prefeitos
Volmir Capitanio – Jacuizinho
Cirano Camargo – Lagoão
Lindomar Elias – Salto do Jacuí*
PSB – 1 prefeito
Cecília Montagner Ceolin – Estrela Velha
PTB – 1 prefeito
Gilnei Luchese – Lagoa Bonita do Sul
Publicidade
*Candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral
This website uses cookies.