Políticas públicas para quem vivencia as tradições religiosas de matriz africana e afro-umbandista serão debatidas no próximo sábado, 20, na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, das 14 às 18 horas, durante a Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro. A intenção do encontro é tratar e escolher os assuntos prioritários que serão levados à Conferência Estadual do Povo de Terreiro, que ocorrerá em Porto Alegre nos dias 1º e 2 de julho. Também serão votados os delegados que representarão os municípios da região nos debates na Capital.
“As propostas são levadas ao governo do Estado para que virem políticas públicas para o povo de terreiro. Elas tratam de avanços e conquistas, mas também de combate à discriminação”, destaca Moa Fanfa, presidente da Comissão de Organização da Conferência Intermunicipal do Povo de Terreiro de Vera Cruz.
LEIA TAMBÉM: Após crime de intolerância religiosa, ato inter-religioso é realizado em Santa Cruz
Publicidade
Moa adianta que um dos assuntos que serão debatidos e levados ao encontro estadual é o pedido de aplicação da lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas públicas e particulares de ensinos Fundamental e Médio.
Entre os objetivos da conferência está a discussão sobre o preconceito contra religiões de matriz africana. “Existem muitos modos de discriminar o povo de matriz africana. A forma explícita, a velada, a estrutural, o racismo religioso, e até em formato de lei. Por exemplo, como ocorreu com o projeto de lei 21/2015, quando uma deputada estadual quis acabar com a ritualística de matriz africana nas questões de sacralização”, recorda Moa.
LEIA TAMBÉM: Casa de Candomblé em Santa Cruz é alvo de ataques racistas e de intolerância religiosa
Publicidade
Outra demanda do grupo é alcançar a aprovação da criação do Conselho do Povo de Terreiro de Santa Cruz do Sul. Segundo Moa, o projeto deve partir do Executivo para entrar na pauta da Câmara de Vereadores. O grupo já conversou com o líder do governo no Legislativo, vereador Henrique Hermany.
O encontro intermunicipal em Vera Cruz congrega também os municípios de Santa Cruz do Sul e Sinimbu. A participação é aberta a todos. Na semana seguinte, ocorrerá a 2ª Conferência Municipal em Rio Pardo, também na Câmara de Vereadores do município.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!