Categories: Regional

Potros gêmeos nascem em Passo do Sobrado

O criador de cavalos, Erceli de Melo Rosa de 69 anos, morador da localidade de Capela dos Cunha, no interior de Passo do Sobrado, teve uma surpresa na manhã desta quinta-feira, 13, quando foi ver uma das éguas que estava prenha.

Ele descobriu que ela havia parido gêmeos. “O pai foi ver como a égua estava. Quando chegou, ela já tinha parido. Ele não esperava que fosse hoje e nem que fossem gêmeos. Foi uma grata surpresa”, conta o filho dele, Cléo Rosa, de 39 anos. Conforme o veterinário, professor e subcoordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Diego Prado de Vargas, a probabilidade de nascerem gêmeos é de um a cada mil partos. Os potros são da raça quarto de milha, assim como os progenitores. 

Conforme Rosa, os animais estão bem, embora um esteja com dificuldade de ficar em pé. “É uma característica. Quando nascem dois, um nasce mais fraco. Mas já estão se recuperando”, comenta. O pai de Cléo cria cavalos há cerca de 20 anos, e essa é a primeira vez que se depara com o nascimento de gêmeos. 

Publicidade

Segundo o veterinário e especialista em ortopedia equina, Luiz Ernesto Emmel, o parto gemelar com animais vivos não é uma situação comum. “Geralmente ocorre aborto em algum período da gestação. A espécie não tem suporte físico fisiológico para suportar uma prenhez gemelar”, explica. Ainda segundo o profissional, nas próximas horas os animas necessitam de muito cuidado, principalmente na alimentação, para que possam adquirir energia suficiente para sobreviver. 

Foto: Cléo Rosa
Foto: Cléo Rosa
Produtor encontrou os gêmeos na manhã desta quinta-feira

 

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.