A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul iniciará nesta segunda-feira, 29, a ação Mais Saúde, Menos Filas. O objetivo é reduzir o tamanho da fila de espera por consultas, dando mais agilidade, eficiência e acesso, com menor tempo de espera por atendimento. Isso será possível a partir da abertura das unidades de saúde em horários noturnos, variando de acordo com a demanda de cada localidade.
O secretário Fabiano Dupont explica que cada posto vai destinar uma ou duas noites por mês para consultas médicas e odontológicas, além de exames pré-câncer agendados. “A medida busca atender os trabalhadores efetivos e temporários, idosos, pessoas com necessidades especiais, que não conseguem comparecer às Estratégias Saúde da Família e às Unidades Básicas de Saúde durante os horários normais de expediente”, ressalta.
LEIA MAIS: Perseguição por ruas de Santa Cruz termina com carro batido e dois homens presos
Publicidade
O atendimento noturno nos postos municipais será focado, exclusivamente, em consultas marcadas e transcorrerá das 17h30 às 20h30. Apenas a ESF Linha Santa Cruz fará o turno extra em um sábado pela manhã – das 8 horas ao meio-dia. Pelo planejamento da Saúde, ao menos dez consultas por profissional por noite devem ser viabilizadas. Dupont reforça a importância da parceria das equipes que farão essa ampliação do atendimento ao público, reduzindo a fila por consultas eletivas.
Os agendamentos podem ser feitos em contato com as agentes comunitárias de saúde ou na própria unidade, durante o horário normal de trabalho, por algum membro da família. No turno extra, também serão realizados outros procedimentos, como curativos, aplicação de vacinas e medicações para o público em geral. O secretário comenta que a instalação do horário noturno em outras unidades, como no Centro, tem representado aumento na procura por vacinação.
Estima-se que, semanalmente, 8 mil pessoas sejam atendidas nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul. A prefeita Helena Hermany ressalta que a proposta não beneficia apenas trabalhadores, que não podem ou não querem se ausentar do serviço para uma consulta, mas também pessoas que dependem de acompanhamento familiar para ir até as unidades, como crianças, idosos e pessoas com deficiência.
“Nossa obrigação, como poder público, é buscar viabilizar atendimento a toda a população. Com planejamento e gestão, conseguimos desenvolver essa importante alternativa”, comentou Helena.
Publicidade
LEIA MAIS: Vereadores autores de leis municipais ganham destaque nacional
Conforme a supervisora médica da atenção básica, Clauceane Venzke Zell, a medida visa facilitar o acesso aos serviços da rede de atenção básica. “Existe muita gente que não quer faltar ao trabalho e colocar atestado. Essa é uma ação efetiva para que as pessoas realmente utilizem as unidades de saúde”, explicou.
Clauceane reforça ainda que a iniciativa é destinada apenas aos atendimentos agendados. Para casos agudos e graves, a população deve dirigir-se aos plantões da rede municipal, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.
Publicidade
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai decretar situação de emergência devido a temporal
Fabiano Dupont esclarece que a sistematização do atendimento noturno é uma medida relevante para a ampliação do acesso aos usuários. “A prefeita Helena Hermany tem preocupação permanente com a qualidade e como a população vai conseguir buscar nossos serviços. Essa iniciativa estabelece uma oportunidade extra para que as pessoas possam cuidar de seu bem-estar e ter uma vida mais saudável”, acrescenta.
As datas em que os postos estarão abertos à noite serão amplamente divulgadas e disponibilizadas nas unidades de saúde participantes.
Publicidade
O secretário Fabiano Dupont avalia que o interessante seria proporcionar atendimento noturno em todas as unidades de forma efetiva, mas não haveria equipe nem recursos suficientes para isso. Por esse motivo, de acordo com a demanda de cada bairro, foi elaborado um cronograma de abertura noturna que será divulgado nos postos pelas agentes de saúde e encaminhado aos veículos de comunicação.
Para o funcionamento da ação Mais Saúde, Menos Filas serão organizadas equipes com enfermeiro, e um ou dois médicos, de acordo com a estrutura e necessidade da unidade; dois técnicos em enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma pessoa para a recepção. O atendimento será feito pela equipe completa, visando a oferecer a mesma assistência dispensada durante o dia.
LEIA MAIS: Defesa Civil estima pelo menos 750 casas atingidas pelo temporal em Santa Cruz
Publicidade
Para os profissionais que atuarem, o pagamento será por banco de horas para os que possuem até 40 horas de banco. Da mesma forma, para os que têm mais de 40 horas, o trabalho será remunerado com pagamento de hora extra.
Cada unidade terá limite de consultas, sendo dez por médico, além de cinco agendamentos para enfermeiro realizar o exame pré-câncer, e quatro a seis marcações para dentista, dependendo do plano de tratamento. Para o caso de Linha Santa Cruz, que contempla o sábado, são dez consultas por médico, seis pré-câncer e quatro a seis atendimentos no dentista.
O secretário Fabiano Dupont cita o bom desempenho das unidades que já possuem atendimento noturno. Ele frisa que essa medida tem como meta zerar a fila, apesar de entender a dificuldade para alcançar essa meta. “Vamos diminuir ao máximo o tempo de espera por atendimento”, garante.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.