O Dia D de mobilização nacional contra a influenza (gripe) ocorrerá neste sábado, 13. Todos os postos de saúde de Santa Cruz do Sul, exceto a ESF Monte Alverne, estarão abertos em dois horários. As unidades sediadas na área urbana atenderão das 9 horas às 16 horas, enquanto no interior o serviço será das 9 às 13 horas.
Até o momento, 9.175 doses da vacina foram aplicadas em Santa Cruz. O número é considerado baixo na avaliação do coordenador do setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), enfermeiro Roger Peres. “A campanha ano passado iniciou-se mais tarde, então nesse período do ano tínhamos menos vacinados. Porém, transcorrido o mesmo tempo de campanha, o número era maior”, disse. A expectativa em Santa Cruz do Sul é vacinar 59.415 pessoas até o dia 31 de maio.
LEIA TAMBÉM: Brasil passa a adotar esquema de dose única contra o HPV
Publicidade
No início desta semana, o público-alvo mais uma vez foi ampliado, alcançando agora todos os grupos prioritários. A vacina já está disponível também para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança, trabalhadores de transporte coletivo, do sistema prisional, além de grupos vulneráveis como população privada de liberdade e população em situação de rua.
Iniciada em 25 de março com a vacinação de idosos e trabalhadores de saúde, em abril a campanha passou a contemplar crianças de 6 meses até menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores de educação do ensino básico e superior. A vacina é oferecida nos postos, no SIS-Unisc e no Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz. Neste sábado, estará disponível somente nos postos e, caso não chova, na Praça Getúlio Vargas, durante a Feira da Saúde promovida pelo Lions Club, das 9 horas ao meio-dia.
LEIA TAMBÉM: Plantão noturno no Posto Central ultrapassa os 700 atendimentos no primeiro mês
Publicidade
Segundo o secretário de Saúde, Fabiano Dupont, o Dia D é um marco dentro da campanha. “É uma oportunidade para as pessoas que não conseguem ir aos postos de saúde durante a semana, em razão de compromissos e da rotina agitada. Com a chegada das temperaturas mais baixas, é fundamental buscar a imunização o quanto antes já que o organismo leva, em média, cerca de dez dias após a aplicação para criar anticorpos e garantir a proteção adequada”, explica.
Além da vacina contra a gripe, serão aplicadas no Dia D as demais doses do Calendário Nacional de Imunização – inclusive a da Covid-19. Para ser imunizado, é preciso levar documento com CPF ou Cartão SUS. Além, disso, é preciso comprovar o grupo ao qual a pessoa pertence, como exame, laudo ou receita para quem acessa por motivo de saúde; e carteira de trabalho ou outro comprovante para quem pertence a uma das categorias profissionais discriminadas nos grupos prioritários.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙