A administração de Santa Cruz segue ampliando os horários de atendimento nas unidades de saúde da zona urbana. Alguns postos ficam abertos no período da noite para receber trabalhadores, efetivos e temporários, que não conseguem acessar o sistema durante o horário de funcionamento normal.
A alternativa surgiu como uma ação permanente para oferecer horários adicionais a pessoas que trabalham no período de funcionamento das unidades de saúde, em um arranjo que combina as necessidades dos usuários e a agenda dos estabelecimentos. Para ter direito ao atendimento é necessário agendar com os agentes comunitários ou por telefone. A consulta também pode ser solicitada pelo familiar do interessado.
LEIA TAMBÉM: Monte Alverne recebe Feira de Saúde neste sábado
Publicidade
Estão sendo oferecidos no turno da noite, das 17h30 às 20h30, atendimentos médico e odontológico; realização de pré-câncer e visitas domiciliares de agentes comunitários. Além disso, vacinas, curativos e aplicação de medicações estão disponíveis para o público em geral. Três unidades por semana têm horário estendido.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, entre consultas médicas, procedimentos odontológicos, coletas de citopatológicos e aplicação de vacinas de rotina/covid/influenza, cada unidade de saúde realiza uma média de 25 atendimentos. “Como a média é de três unidades por semana, o número de atendimentos nesse período chega a 75, contabilizando 300 ao mês, exclusivamente para a classe trabalhadora”, informou.
LEIA TAMBÉM: Menos da metade dos integrantes dos grupos prioritários se vacinaram contra a gripe na região
Publicidade
Na avaliação da secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, a adesão da comunidade está dentro da expectativa. “Uma das ações prioritárias da gestão Helena Hermany é investir na qualificação e no fortalecimento da rede de atenção básica municipal. Quando ampliamos a oferta de atendimento nos postos, somos mais resolutivos na prevenção e assim reduzimos muito a procura por serviços de urgência e emergência”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Carência de médicos desafia a rede pública municipal
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.