Para melhorar o acesso dos santa-cruzenses aos serviços de saúde, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Clementina Martini, popularmente conhecida como Posto Central, passará a operar com horário estendido a partir de 1º de março. O funcionamento do plantão será de segunda a sexta-feira, das 18 horas à meia-noite, e também aos sábados, das 8 às 18 horas, especialmente para casos de baixa complexidade – ou seja, pacientes que apresentem sintomas leves ou moderados. O objetivo é aliviar a demanda do Pronto Atendimento Municipal (PA), localizado junto ao Hospital Santa Cruz (HSC).
LEIA MAIS: Santa Cruz quer instalar nova UPA para atender a região central do município
A iniciativa partiu da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, e do secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont. Eles estiveram na UBS na manhã de quinta-feira para verificar as condições estruturais e avaliar adaptações que possam ser necessárias.
Publicidade
“Com esse projeto, queremos possibilitar que as pessoas tenham a alternativa de vir até o Posto Central quando o caso delas não é de urgência”, explica a prefeita. Segundo ela, o objetivo é atender melhor a população, diminuindo o tempo de espera por uma consulta médica. “Nosso objetivo é cuidar bem das pessoas, e eu acredito que essa atitude vai fazer um bem para muitas pessoas.”
Dupont detalha que no PA do HSC é dada prioridade ao atendimento de urgências e emergências, conforme determina a classificação de risco. “A demanda é grande e os pacientes em estado mais grave são passados na frente dos mais leves.” De acordo com o secretário, atualmente cerca de 60% dos atendimentos do PA são classificados como de baixa ou média complexidade, o que acaba “congestionando” as listas de espera.
LEIA TAMBÉM: UBS Central terá horário especial de vacinação no primeiro sábado de cada mês
Publicidade
A ideia é que à noite e aos sábados os casos menos urgentes sejam recebidos no plantão do Posto Central, para melhor organizar o fluxo. Durante o dia, de segunda a sexta-feira, a unidade de saúde seguirá funcionando normalmente, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas.
“Sabemos que não vai resolver todo o problema, mas precisamos dar o pontapé. As pessoas têm queixas da demora e é isso que queremos melhorar com essa iniciativa, para atender a população da melhor maneira possível”, frisa Dupont.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.