O posicionamento geográfico de Santa Cruz do Sul faz com que o município esteja na mira para o desenvolvimento de empreendimentos logísticos, sobretudo a partir da visão daqueles que fazem negócios com outros países, seja para a aquisição de matéria-prima ou venda do que é produzido na região. E um dos equipamentos públicos que volta a ser cogitado é o porto seco.
Atendendo à proposição do deputado Heitor Schuch (PSB), a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (Cics) da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência pública, a ser realizada no município no início de maio, para tratar sobre o assunto. Deverá contar com a participação de representantes de órgãos e entidades relevantes, como a Receita Federal, SindiTabaco, Bagergs e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Schuch acertará com a Prefeitura a questão de data e local.
Região pode se tornar referência para importação e exportação
Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, o deputado Heitor Schuch ressaltou a importância da instalação de um porto seco e que o assunto não é uma novidade em Santa Cruz. “Nós entendemos que é preciso estar mais perto o serviço público de desembaraço, para a gente ganhar tempo. Nós importamos e exportamos muito, em especial o tabaco. Certamente, no futuro haverá outros produtos que poderão ser exportados e importados, e é bom ter essa estrutura mais próxima”, ressaltou.
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Schuch explica que empresas da região serrana gaúcha utilizam o porto de Itajaí, em Santa Catarina, para encaminhar seus produtos ao exterior, mesmo tendo o porto de Rio Grande. Para facilitar, defendem o projeto para a construção de um porto em Arroio do Sal. “Temos que pensar nisso. Vai exigir da Receita colocar pessoas para trabalhar, teremos que nos capacitar para isso, mas estou convencido de que estamos fazendo nossa parte”, acrescentou o deputado.
A unidade de um porto seco na região possibilitaria o desembaraço para muitos empreendimentos. Schuch cita o exemplo da Toyota, que produz carros na Argentina. Os veículos – picape Hilux e SUV SW4 – são nacionalizados em Guaíba, na Região Metropolitana. De lá, são distribuídos ao território nacional.
“Precisamos dessa organização, desembaraço para que faça as coisas conforme a legislação determina”, cita, como forma de possibilitar maior incremento de renda para empresários e retorno em impostos ao poder público municipal.
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Como o assunto não é novidade, estudos foram realizados para verificar a viabilidade. A estrutura pode servir para negócios dos Vales do Rio Pardo e Taquari, além da região Centro-Serra e até da Serra. O interesse tem sido demonstrado por autoridades e entidades representativas desses locais. “Recebo prefeitos, representantes de entidades, de cadeias produtivas, que tem os seus levantamentos, como o Anuário do Tabaco da Editora Gazeta, que mostra nossas fortalezas e fragilidades”, afirmou.
Schuch adianta que a abertura de mais um espaço público pode ser questionada por quem entende que o governo gasta demais. Pondera, porém, que esse investimento “se paga” e proporciona retorno.
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Estudo do projeto
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leonel Garibaldi, reconhece a importância da implantação de um porto seco em Santa Cruz do Sul e o considera um projeto estratégico. Entretanto, apesar de ter sido iniciado e solicitado à Receita Federal, julga necessário reavaliar o projeto “à luz das condições atuais”.
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O porto seco é um terminal, geralmente ligado a uma rodovia, que serve para facilitar o despacho e armazenamento dos produtos no fluxo de importação ou exportação. Diversos estudos já foram realizados para implementação. O deputado Heitor Schuch destacou que organizações, incluindo universidades e entidades empresariais, possuem mapeamentos e levantamentos sobre o tema.
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