A Assembleia Legislativa realizará solenidade de abertura da frente parlamentar para assuntos náuticos. A iniciativa é conjunta entre os deputados Edivilson Brum (MDB) e Capitão Martin (Republicanos). O representante da região destaca o interesse em debater a infraestrutura portuária e as vantagens do modal hidroviário para o transporte de cargas, e em especial a possibilidade de instalação do Porto de Rio Pardo, um projeto que não avança há pelo menos quatro anos. Brum diz que entidades como ACI e Assemp de Santa Cruz do Sul têm interesse em desengavetar o projeto.
A instalação de uma área portuária em Rio Pardo teve evolução, na última vez, durante o governo de José Ivo Sartori. Na ocasião, foi apresentado o Projeto Hidrosul, com o objetivo de movimentar o município e desenvolver ainda mais a frota de caminhões na região.
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A estrutura poderia absorver 80% do transporte dos setores do tabaco, grãos e madeira do Estado, por meio de um projeto trimodal, unindo rodovias, ferrovias e hidrovias. Então deputado, Edson Brum disse que seria uma forma de baratear o frete, tanto no escoamento da safra quanto para a chegada de insumos. O coordenador jurídico do projeto, Marco Antônio Miranda Guimarães, disse ao governador que uma barca pode fazer o transporte de até 140 caminhões.
A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul foi convidada para acompanhar o início das atividades da frente parlamentar. O presidente César Cechinato defende a logística como potencial de desenvolvimento da região. “A duplicação da RSC-287 (em curso), um aeroporto regional (com linha aérea para São Paulo) e um terminal portuário em Rio Pardo darão a Santa Cruz e ao Vale do Rio Pardo uma condição logística singular, possibilitando a atração de grandes e novos investimentos”, afirma.
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