Em pronunciamento na quarta-feira, 15, o governador Eduardo Leite autorizou a abertura das lojas e decidiu transferir às prefeituras a decisão sobre flexibilizar ou não o distanciamento social adotado em razão da pandemia do coronavírus. O Estado também publicou uma portaria que fixa as regras que precisarão ser seguidas pelos estabelecimentos nos municípios onde o comércio for liberado. Uma delas é o fechamento dos provadores.
Ao todo, são 28 normas, incluindo redução no número de funcionários atuando simultaneamente, higienização contínua dos ambientes, que também precisarão ser mantidos ventilados, disponibilização de álcool gel na entrada e em locais estratégicos e limitação do número de clientes a 50% da capacidade dos locais.
LEIA TAMBÉM: Comércio de Santa Cruz vai ser autorizado a abrir a partir de segunda-feira
Publicidade
A portaria também prevê a proibição de prova de roupas, acessórios, bijuterias e calçados nas lojas e estabelece que os provadores fiquem fechados. Além disso, os funcionários que têm contato com o público precisarão usar máscaras de TNT ou tecido de algodão e permanecerem pelo menos dois metros distantes uns dos outros, além de serem orientados a higienizar as mãos frequentemente e a não retornarem para casa com o uniforme utilizado durante o serviço.
A mesma distância mínima deve ser observada nas filas de acesso de clientes ao estabelecimento na área externa. As empresas ainda terão que higienizar máquinas para pagamento com cartão, caixa eletrônicos e outros equipamentos com painel eletrônico e colocar cartazes com informações sobre as medidas. Se algum funcionário apresentar sintomas, ele deve ser imediatamente afastado do trabalho e as autoridades de saúde locais devem ser comunicadas.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade
This website uses cookies.