Categories: Regional

Portal Gaz transmite missa neste sábado

Em pleno período de vigência da quarentena motivada pela ameaça do coronavírus, as igrejas cristãs celebram a aproximação da Páscoa. Em meio à programação, neste final de semana, quando se comemora o Domingo de Ramos, os templos seguem fechados, conforme a determinação oficial. Uma vez que milhares de fiéis estão recolhidos a seus lares em toda a comunidade e na região, a Mitra Diocesana e o Portal Gaz reeditam a parceria firmada no último final de semana, viabilizando a transmissão, ao vivo, neste sábado, 4, a partir das 17 horas, da Missa de Ramos, a partir da Catedral São João Batista.

LEIA MAIS: Acompanhe a missa da Catedral São João Batista

A celebração, a ser conduzida pelo bispo Dom Aloísio Dilli, na companhia de outras lideranças religiosas, terá transmissão aberta e poderá ser conferida no Facebook do Portal Gaz. Será uma oportunidade para que, em simultâneo, a partir de seus lares, os membros da Comunidade Católica e todos os demais fiéis cristãos possam acompanhar a celebração e se unir em torno da bênção de Ramos, mesmo com a Catedral fechada para o acesso de público.

Conforme padre Roque Hammes, coordenador da Pastoral da Comunicação da Diocese, com as celebrações do Domingo de Ramos, conhecido como Domingo da Paixão, a Igreja entra na Semana Santa, quando acontecem as celebrações mais importantes do Ano Litúrgico. “Durante estes dias, fazemos memória da entrada de Jesus em Jerusalém, quando as multidões o aclamaram como Rei dos Judeus”, frisa. “O povo, com ramos nas mãos, manifesta o seu desejo de seguir Jesus até a cruz.”

Publicidade

Por isso, nas missas do final de semana acontece a bênção dos ramos. Ao deixar o ramo exposto durante a semana, a família mostra que está disposta a seguir Jesus. Por causa do coronavírus, as pessoas não vão ter oportunidade de participar da missa na comunidade. “Por isso, a CNBB e o bispo Dom Aloísio Dilli motivam as pessoas a deixarem um ramo na porta ou no portão da casa, enquanto acompanham a missa pelos meios de comunicação social.No horário costumeiro das celebrações, os padres vão estar rezando missa, sem a participação física das pessoas”.

Dom Aloísio vai rezar a missa na Catedral São João Batista, que estará vazia e com as portas fechadas. “Todos são convidados a acompanhar esta missa pelo Portal Gaz, que, mais uma vez, oferece a oportunidade para que as pessoas possam entrar em sintonia com a Igreja Diocesana”, refere. No domingo pela manhã, o padre Roni Fengler rezará a missa das 9 horas, com transmissão pelo Facebook da Catedral (www.facebook.com/pascomcatedralsjb).

Padre Roque renova o convite para que as pessoas não deixem de rezar. “Sintonizem o Portal Gaz, os meios de comunicação social, as TVs Católicas ou as rádios que transmitem celebrações e entrem em comunhão com quem está rezando nas intenções de todo o povo”, frisa. “Sem o alimento da fé, o confinamento em casa torna-se muito mais pesado e o enfrentamento à Covid-19 será mais difícil.”

LEIA TAMBÉM: Confira os horários das missas durante a Semana Santa

Publicidade

Culto na IECLB será na manhã de domingo
O Portal Gaz igualmente transmitirá, em sua página do Facebook, o culto das 9h30 deste domingo a ser celebrado pelo pastor Márcio Trentini na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) do Centro, na Rua Venâncio Aires, que também estará de portas fechadas. A exemplo do culto de domingo passado, Trentini enviará uma mensagem de fé a todas as famílias luteranas nesse domingo de véspera da Páscoa. O Portal Gaz fará a captação de vídeo e áudio com sua equipe, para a transmissão ao vivo, em tempo real, para toda a região.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.