O Portal Gaz é um dos dois veículos de comunicação do Rio Grande do Sul selecionados para integrar um projeto pioneiro no Brasil. A confirmação aconteceu nos últimos dias, pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Trata-se da primeira turma do laboratório de Receita do Leitor, realizado pela Google News Initiative (GNI) no País em parceria com a ANJ.
O grupo é composto por 15 jornais associados, de diferentes regiões brasileiras. Entre todos, além do Portal Gaz, apenas outro veículo gaúcho, o Jornal do Comércio, faz parte. O laboratório está previsto para iniciar no dia 14 de setembro. A partir daí, a turma participará de mentorias especializadas em fundamentos da receita do leitor, métodos ágeis e disciplina de teste e aprendizado, além de definição de metas, proposta de valor do cliente, fluxos de compra sem atrito, marketing e modelos de assinatura.
LEIA TAMBÉM: Portal Gaz envia notícias para o seu WhatsApp; saiba como participar
Publicidade
A duração será de aproximadamente 16 semanas. A Blue Engine Collaborative, um consórcio de especialistas em audiência e receita, lidera o laboratório. No Brasil, Sabrina Passos é a responsável pela turma e já começou a repassar as primeiras orientações sobre o que vem por aí.
Atualmente, a equipe de redação do Portal Gaz conta com seis pessoas: Guilherme Andriolo (estagiário), Milena Bender e Carina Weber (repórteres), Naiara Silveira Brasil e Guilherme Bica (editores multimídia) e Heloisa Corrêa (editora-executiva). Diretamente envolvidos com o laboratório de Receita do Leitor estarão os três editores e um profissional da área de tecnologia da informação (TI), Rafael Tavares, conforme orientação dos mentores, que definiram a participação de quatro profissionais para compor o time que vai participar das sessões ao vivo e implementar os projetos práticos.
LEIA TAMBÉM: Gazeta explica: por que a presença de pets é limitada no Lago Dourado?
Publicidade
A iniciativa faz parte da série de Laboratórios de Transformação Digital dedicada a promover melhores estratégias de negócio na indústria jornalística. O objetivo é ajudar pequenos e médios veículos das principais associações de notícias do país a diversificar receitas e entender melhor a audiência. Para a editora-executiva do Portal Gaz, Heloisa Corrêa, é uma oportunidade de qualificar ainda mais o trabalho executado, que tem como foco informar a comunidade de Santa Cruz e do Vale do Rio Pardo.
“É uma alegria poder participar dessa iniciativa pioneira no País. Nossa expectativa é melhorar nossos processos e valorizar a informação, que é um bem tão precioso para nós. Hoje, nosso maior desafio é mostrar ao público a importância do jornalismo no que diz respeito a credibilidade, apuração de informação e, sobretudo, que isso tem valor”, disse.
LEIA TAMBÉM: Outlet Gazeta começa na semana que vem com ofertas e promoções
Publicidade
O Portal Gaz, assim como as demais organizações participantes receberão mais de 200 horas de treinamentos e consultoria, com o apoio do Google e de consultores da Blue Engine Collaborative. O programa é exclusivo para associados da ANJ.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.