Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) deu provimento ao recurso impretado pelo prefeito de Segredo, Valdir Rodrigues, e o vice, Gilmar Henker – o Kriba -, contra a decisão da Justiça Eleitoral de Sobradinho de cassar os mandatos da dupla.
O julgamento ocorreu no final da tarde desta terça-feira, 17, na sede do TRE, em Porto Alegre, sendo o primeiro da pauta de sessões do dia. Com isso, Valdir e Kriba continuarão em seus mandatos. Contudo, a decisão ainda cabe recurso na instância máxima, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Valdir e Kriba haviam sido condenados em fevereiro, pela então juíza de Direito de Sobradinho, Vanessa Lilian da Luz, que julgou procedente a representação eleitoral movida por João Paulo Kroth e Alcinei Bugs, ainda em 2016, que pedia a cassação por compra de votos na véspera das eleições municipais daquele ano,
Publicidade
Além da perda dos diplomas, conforme a sentença, eles deveriam pagar multa no valor de 20 mil UFIR cada um, o equivalente a R$ 65,8 mil. Como houve mudança recente no Código Eleitoral, prefeito e vice não perderam o mandato após a condenação, pois o recurso teve efeito suspensivo.