Cultura e Lazer

Por que se usa verde no Saint Patrick’s Day? Saiba mais sobre a festa e onde comemorar em Santa Cruz e região

O Saint Patrick’s Day é uma festa da cultura da Irlanda que se expandiu para vários países do mundo a partir de imigrantes daquele país. O dia 17 de março é a data em que se celebra o aniversário de morte de São Patrício, que é o padroeiro da Irlanda. Não por acaso, esse é o maior e mais festejado feriado por lá.

No país berço da comemoração, são realizadas paradas de bandas e apresentações de artistas variados. Comidas e bebidas verdes também são vendidas e a população toma as ruas e pubs. Na capital, Dublin, as ruas ficam lotadas. A programação conta com desfiles, músicas, fantasias e chapéus verdes e dourados. Os bares da cidade também ficam lotados e a cerveja verde não pode faltar. As casas também são decoradas e a carne com repolho é o carro-chefe na hora do jantar.

LEIA TAMBÉM: Evento gastronômico em Rio Pardo ajudará instituições beneficentes

Publicidade

Símbolos do Dia de São Patrício

  • Trevo: inicialmente, foi utilizado por São Patrício como uma simbologia da Santíssima Trindade, sendo depois associado ao nacionalismo do povo irlandês. Era uma folha considerada sagrada pelos antigos celtas.
  • Cor verde: está diretamente relacionada com o uso do trevo como símbolo da Irlanda.
  • Cruz celta: criação de São Patrício, que para converter celtas irlandeses em cristãos, uniu a tradicional cruz solar (símbolo importante para o povo Celta) com a cruz cristã.
  • Leprechaun ou duende: criatura semelhante a um pequeno homem, que pertence à cultura céltica e que se tornou símbolo da Irlanda e suas tradições.
  • Corned Beef Boiled: esse prato de carne com repolho é considerado o prato oficial de Saint Patrick’s Day, preparado para combinar com os litros de cerveja que são consumidos.

LEIA TAMBÉM: Cerveja de Santa Cruz ganha medalha de ouro e está entre as melhores do Brasil

Em Santa Cruz

Em Santa Cruz, pubs e bares estão com uma programação especial para celebrar a data nesta sexta-feira, 17. Confira:

  • HBier Public House: o pub terá programação especial com show da banda About Owls and Folks, a partir das 21 horas, além da venda de chopp verde. A entrada é gratuita.
  • Villa: no Food Park Villa haverá show da banda Estopim, a partir das 20 horas. A entrada é gratuita e na programação estão previstos o chopp verde e a presença de “duendes” escondendo tesouros pelo local.
  • Heilige Pocket: o bar promove o Saint Patrick’s Day com Skylimit a partir das 20 horas. A entrada é gratuita. Além da cerveja verde, a programação vai contar com a apresentação do DJ Igo.
  • Proeza Beer: o pub promove o Saint Patrick’s Day com show de Prego & Banda, a partir das 21 horas, no Jardim Proeza. A entrada custa R$ 10,00.
  • Em Rio Pardo: a segunda edição do Saint Patrick’s Day acontece até as 23h30 no Largo do Solar do Almirante. A programação vai contar com a apresentação de músicos do município, além da venda de cervejas artesanais, hambúrgueres e doces em geral.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.