Em um janeiro com temperaturas que batem diariamente na casa dos 40 graus, sucedem-se denúncias a respeito de animais deixados ao sol, presos em terrenos baldios ou outros locais. Matéria publicada na Gazeta do Sul dessa terça-feira, 18, mostrou a preocupação de pessoas e organizações de protetores com a situação, em especial, de cavalos amarrados em vários pontos de Santa Cruz do Sul, sem proteção contra o calor inclemente. Como se animais não sofressem. São práticas que configuram maus-tratos.
Mas por que um animal deve padecer? É quase a mesma pergunta que se faz o protagonista do filme Domando o Destino (2018), da diretora Chloé Zao (a mesma do oscarizado Nomadland). Conta a história verídica de Brady Jandreau, um domador de cavalos selvagens e veterano de rodeios. Apesar da experiência nesse meio, ele sofre um acidente grave: em uma das competições, Brady cai e é pisoteado na cabeça pelo cavalo. Entra em coma e escapa da morte por muito pouco. Para sobreviver, tem de passar por uma cirurgia que implanta uma placa de metal em seu crânio.
Com todos os riscos e sequelas, ele não pode mais fazer o que amava: cavalgar e trabalhar como domador. De qualquer modo, está vivo e tem a oportunidade de recomeçar. O mesmo, entretanto, não ocorrerá com um dos animais da propriedade dele. Certo dia, um dos cavalos se fere gravemente em uma cerca de arame farpado. Não consegue nem se erguer, pela severidade das lesões. Naquelas condições, só resta um caminho, já definido pela tradição: ele precisa ser sacrificado. Um rápido tiro na cabeça, e fim.
Publicidade
Mas por quê? Quando Brady Jandreau esteve gravemente ferido, quase morto, ele foi socorrido, hospitalizado e submetido a uma cirurgia que salvou sua vida. Depois, passou por uma rotina de tratamentos de reabilitação. Então, por que apenas o ser humano tem direito a sobreviver e seguir adiante? Por que somente o animal deve sofrer e morrer?
Aqui entre nós: se mal conseguimos caminhar por alguns minutos sob o sol tórrido dos últimos dias, se não suportamos muito tempo, por que os animais precisam ficar expostos durante horas, manhãs, tardes escaldantes? Presos? Por que motivo eles devem sofrer?
LEIA OUTRAS COLUNAS DE LUÍS FERNANDO FERREIRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!