Ao anunciar a saída do PL nessa sexta-feira, 25, Elstor Desbessell afirmou que possui pretensão de concorrer a prefeito. Segundo ele, serão três possibilidades para o grupo governista em 2024. Uma, mais natural, seria Helena Hermany (Progressistas) buscar um novo mandato. Outra seria ele, na condição de vice, tentar a sucessão, enquanto a terceira seria definir um nome por meio de pesquisa.
Na coletiva que concedeu na sexta-feira, Elstor disse ter recebido garantia de Helena de que os integrantes do PL que estão no governo não precisarão entregar os cargos ou trocar de sigla de imediato.
O veto de Helena ao projeto de lei que aumenta a idade máxima dos veículos do transporte escolar é questão de tempo. O governo entende que a proposta é inconstitucional por ter sido apresentada por um vereador. A votação terminou em empate e coube ao presidente Rodrigo Rabuske (PTB) dar o voto de minerva. Foi uma das únicas vezes na atual legislatura em que as bancadas governistas não votaram em bloco.
Publicidade
Instantes antes da votação do projeto, quando a divisão no plenário já estava cristalizada, vereadores governistas indagaram ao líder de governo, Henrique Hermany (Progressistas), se não iria orientar a bancada a votar contra. Ele disse que não o faria por não se tratar de um projeto do governo. O vice-líder Raul Fritsch (Republicanos) chegou a anunciar na tribuna que iria se abster, mas depois votou contra.
Carlão Smidt (PSDB) ainda avalia se será ou não candidato a deputado estadual. Embora exista a possibilidade de uma dobradinha com Lucas Redecker, o vereador quer, antes de bater o martelo, medir o potencial fora de Santa Cruz. O colega de bancada, Gerson Trevisan, que também havia colocado o nome à disposição, abriu mão de concorrer.
Candidato a vereador mais votado do PSB em 2020, Rubem Toillier, o Teco, assinou ficha com o PSDB nessa semana.
Publicidade
Filiado ao PSB desde 2001, o deputado federal Heitor Schuch diz que jamais imaginou estar no mesmo partido que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Questionado pela coluna sobre como avalia o ingresso do ex-tucano na sigla, respondeu: “Alckmin não é socialista. Ele é social-democrata liberal”.
Quem é vivo…
Radicado em Santa Maria, o ex-secretário municipal de Santa Cruz Gerri Machado foi lançado pré-candidato a deputado federal. Depois de transferir o domicílio eleitoral e deixar o PT, partido pelo qual concorreu a prefeito em 2016, Gerri passou pelo Solidariedade e atualmente está no Avante. Também é presidente da Associação Brasileira de Usuários
de Rodovias (Abur).
LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.