GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por que não eu

Ao anunciar a saída do PL nessa sexta-feira, 25, Elstor Desbessell afirmou que possui pretensão de concorrer a prefeito. Segundo ele, serão três possibilidades para o grupo governista em 2024. Uma, mais natural, seria Helena Hermany (Progressistas) buscar um novo mandato. Outra seria ele, na condição de vice, tentar a sucessão, enquanto a terceira seria definir um nome por meio de pesquisa.

Sem pressa

Na coletiva que concedeu na sexta-feira, Elstor disse ter recebido garantia de Helena de que os integrantes do PL que estão no governo não precisarão entregar os cargos ou trocar de sigla de imediato.

Não passa

Publicidade

O veto de Helena ao projeto de lei que aumenta a idade máxima dos veículos do transporte escolar é questão de tempo. O governo entende que a proposta é inconstitucional por ter sido apresentada por um vereador. A votação terminou em empate e coube ao presidente Rodrigo Rabuske (PTB) dar o voto de minerva. Foi uma das únicas vezes na atual legislatura em que as bancadas governistas não votaram em bloco.

Publicidade

Ops

Instantes antes da votação do projeto, quando a divisão no plenário já estava cristalizada, vereadores governistas indagaram ao líder de governo, Henrique Hermany (Progressistas), se não iria orientar a bancada a votar contra. Ele disse que não o faria por não se tratar de um projeto do governo. O vice-líder Raul Fritsch (Republicanos) chegou a anunciar na tribuna que iria se abster, mas depois votou contra.

Avaliando

Carlão Smidt (PSDB) ainda avalia se será ou não candidato a deputado estadual. Embora exista a possibilidade de uma dobradinha com Lucas Redecker, o vereador quer, antes de bater o martelo, medir o potencial fora de Santa Cruz. O colega de bancada, Gerson Trevisan, que também havia colocado o nome à disposição, abriu mão de concorrer.

Casa nova

Publicidade

Candidato a vereador mais votado do PSB em 2020, Rubem Toillier, o Teco, assinou ficha com o PSDB nessa semana.

Publicidade

Nunca diga nunca

Filiado ao PSB desde 2001, o deputado federal Heitor Schuch diz que jamais imaginou estar no mesmo partido que o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Questionado pela coluna sobre como avalia o ingresso do ex-tucano na sigla, respondeu: “Alckmin não é socialista. Ele é social-democrata liberal”.

Quem é vivo…
Radicado em Santa Maria, o ex-secretário municipal de Santa Cruz Gerri Machado foi lançado pré-candidato a deputado federal. Depois de transferir o domicílio eleitoral e deixar o PT, partido pelo qual concorreu a prefeito em 2016, Gerri passou pelo Solidariedade e atualmente está no Avante. Também é presidente da Associação Brasileira de Usuários
de Rodovias (Abur).

Publicidade

LEIA MAIS COLUNAS DE PEDRO GARCIA

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta