Livros são, por excelência e por essência, fonte de conhecimento. Ao informarem, ao constituírem o repositário do saber, são a mais preciosa via de preservação da memória. O curioso é que, na exata medida em que muitos leitores buscam livros, do presente ou do passado (até mesmo o mais remoto), a fim de saber mais, de conhecer e de entender, em outra frente alguns, motivados talvez pela preocupação de eliminar vestígios ou registros de mal-feitos (e é sempre basicamente essa a razão), querem fazê-los evaporar, sumir.
LEIA TAMBÉM: Nossa tarefa é de cada um, e de todos
É sobre essa ferrenha disputa para “fazer sumir” que se debruça o historiador e escritor britânico Richard Ovenden, 58 anos, tido como o mais influente bibliotecário (ou biblioteconomista, como é chamado) da atualidade. Ele é autor de um livro que se dedica a recuperar a história de bibliotecas e arquivos, do mundo todo, que têm sido alvo de operações de desmonte (para dizer o mínimo).
Publicidade
Em Queimando livros: uma história sobre o ataque ao conhecimento, que acaba de ser lançado pela Globo Livros, em 344 páginas, a R$ 54,90, com tradução do escritor Santiago Nazarian, alerta para o persistente empenho de líderes de diferentes épocas de ocultar, de desinformar, de dificultar às pessoas o acesso ao conhecimento. Se esse comportamento parece coisa do passado, talvez seja mais atual e presente do que nunca… Menos mal que, ao iluminar mentes e corações, a leitura ativa ali o antídoto contra os que, ao invés disso, querem atear fogo de forma literal a livros e documentos.
LEIA MAIS TEXTOS DE ROMAR BELING NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.