Cadernos Especiais

Por que a aliança de casamento é colocada no dedo anelar? Veja dicas para escolher as joias perfeitas

As alianças são muito mais do que simples joias. São símbolo da confirmação do amor entre duas pessoas que decidem por vontade própria dividir a vida e se doar em um relacionamento de forma total. A escolha das alianças marca um momento único do casal que vai eternizar o namoro, abrilhantar o pedido de noivado ou concretizar todo esse amor no casamento. Com certeza, a aliança é uma joia que nunca sai de moda, ao contrário, a cada ano surgem novas tendências que encantam os apaixonados.

O namoro é uma fase de descoberta muito especial, em que a paixão aflora e os sentimentos são mais expostos. Nessa fase, o casal apaixonado quer demonstrar o amor a todo instante. Para tornar o compromisso ainda mais sério, é comum o uso das alianças de namoro.

LEIA TAMBÉM: Noivas: caderno reúne dicas para celebrar em grande estilo

Publicidade

A gerente da Joalheria e Ótica Kothe, Luana Kessler, destaca que as alianças de namoro estão muito em alta entre os apaixonados. Fabricadas em prata, elas simbolizam o compromisso do casal. “Hoje elas podem ser feitas com detalhes em ouro e pedras, como a zircônia e as tradicionais bem finas, ainda são as mais procuradas”, afirma.

O noivado é um momento único na vida do casal. Ele marca o início de uma nova fase, que é a preparação para o matrimônio. Esse momento tão especial é simbolizado através de alianças que confirmam a vontade mútua de firmarem um compromisso ainda mais sério, a promessa da concretização do casamento. “As alianças de noivado ou casamento são fabricadas em ouro. Existem centenas de modelos e formas de fabricar em 10 ou 18 quilates, de forma a deixar a joia mais personalizada conforme o gosto do casal”, explica Luana.

LEIA TAMBÉM: Vestidos de noiva maximalistas são tendências para 2023

Publicidade

É comum que o pedido de noivado seja feito com um anel especial. O kit noivado é ideal para os casais que querem viver esse momento único com joias especiais, como o anel, que é um clássico, e alianças que confirmam o compromisso do casamento.

O ponto positivo do kit é que a mulher recebe o tão sonhado anel de noivado, mas o homem também recebe sua joia especial, que simboliza o novo tempo para o casal. Ambos podem eternizar essas lembranças em joias que vão levar consigo por toda a vida.

LEIA TAMBÉM: Bolo de casamento: confira dicas para acertar na escolha

Publicidade

Por que a aliança de casamento é colocada no dedo anelar?

A tradição de usar a aliança de casamento já é antiga, desde os egípcios. Eles acreditavam que o quarto dedo da mão esquerda possuía uma veia especial ligada diretamente ao coração. Por isso, passaram a usar nele as alianças.

LEIA MAIS: Como escolher as bebidas do casamento? Veja dicas

Na Antiguidade, a maioria desses anéis eram feitos de tecido ou couro, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado também pelos romanos, gregos e outras civilizações. O Vaticano manteve a tradição, que foi sendo transmitida gradativamente. Segundo a Igreja, a aliança de casamento passa da mão direita à mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Se for usada na esquerda, ela fica mais próxima do coração.

Publicidade

Segundo os chineses, a aliança é usada no quarto dedo porque é impossível separar uma mão da outra quando estão ligadas pelo quarto dedo, e assim é a união do casal.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA EDITORIA ELAS

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

caroline.garske

Share
Published by
caroline.garske

This website uses cookies.