Os prefeitos e secretários de saúde dos municípios que compõem a Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSerra) estiveram reunidos, na Prefeitura de Sobradinho, para buscar uma solução para o atendimento no Centro de Oncologia do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), de Cachoeira do Sul, que está com o seu funcionamento ameaçado, devido à insuficiência de recursos federais destinados ao setor.
Ficou definido que uma comitiva regional formada por representantes dos municípios que integram a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde irá novamente a Brasília nesta quarta-feira, 25, para reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. O grupo vai pressionar o governo federal para complementar o valor do repasse ao HCB, que atualmente é de R$ 133 mil, insuficientes para manter o serviço, sendo necessário o complemento de R$ 228 mil, valor até o momento bancado pela Prefeitura de Cachoeira do Sul.
No encontro, foi mais uma vez levantada a possibilidade das prefeituras dividirem o valor restante para suprir a demanda. Contudo, as prefeituras deverão estudar um meio legal para destinar recursos para o setor, uma vez que tratamentos de alta complexidade são de competência da União. Atualmente, 37 pacientes de Sobradinho estão em tratamento oncológico, e 20 fazem acompanhamento periódico de seu diagnóstico no HCB.
Publicidade
This website uses cookies.