Olá, pessoal! Tudo bem? Começamos mais uma semana com chuva e muita umidade em toda a região. A persistência desse tempo tem levado os produtores a atrasar muitas das tarefas que precisariam ser realizadas nas lavouras. Aqui em casa, o nosso plano era, nesta semana, concluir o plantio de tabaco dessa safra, mas por ora só conseguimos replantar 10 mil, da parcela que corresponde a meus pais, seu Aloísio e dona Rosa. E pudemos plantar na semana passada – um pouco num dia, um pouco em outro – na única área que é de terra de cascalho e onde não estava tão molhado. Agora já estamos perto da metade do mês e ainda temos quase todo o tabaco por plantar. Nossa esperança é que, se o tempo melhorar, possamos ainda transplantar uma boa parte até o final desta semana.
Transplante também segue a mil no Paraná
Se em todo o Vale do Rio Pardo o plantio de tabaco seria intensificado em agosto, mas o clima está interferindo nessas operações, em outras regiões de produção do Sul do Brasil o transplante está a todo vapor. É o caso de Ivaí, no Paraná, onde o Anderson Rebinski, meu colega da página Fumicultores do Brasil, e a esposa Ingrid estão nesta semana envolvidos na tarefa. Por lá, nas duas últimas safras chovera pouco nessa época, o que dificultara muito o plantio. Agora, finalmente choveu de forma mais regular, com 70 milímetros de precipitação no último domingo, 7. Assim, a família Rebinski (Anderson planta em parceria com os irmãos Pedro e Sérgio) pretende ter transplantado até o fim da próxima semana os 140 mil pés desta safra.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: as mudinhas já nasceram nas bandejas
Publicidade
Nesta terça-feira, mais um compromisso em Chuvisca
Nesta terça-feira, 9, eu e o Alan Toigo, outro colega da página Fumicultores do Brasil, tivemos nova viagem, desta vez em direção a Chuvisca, na região Sul do Estado, próximo a Camaquã. Por lá, participei de evento no qual ministrei palestra sobre a importância do tabaco e as perspectivas dessa cultura para a pequena propriedade rural. Também foi uma oportunidade para um bate-papo com agricultores daquele município. Nesta quarta-feira, 10, já estaremos de volta em nossa propriedade e, se o tempo enfim colaborar, até a sexta-feira, 12, esperamos estar envolvidos de novo no plantio de tabaco, para podermos finalmente agilizar essa tarefa.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: e vamos começar o plantio de tabaco!
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade