Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: uma semana que começou com muito frio

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com temperatura muito baixa em toda a região. E não foi só o frio, que trouxe geada em algumas áreas; também o vento estava muito cortante. Era até complicado fazer qualquer tarefa em área aberta nessa segunda-feira, 17. Ao mesmo tempo, as lavouras estão encharcadas, depois da chuva de quase 150 milímetros na semana passada. Com o acumulado da semana anterior, passou de 200 milímetros aqui em nossa propriedade. Com tanta umidade, é difícil até de ingressar na lavoura. Na medida em que secar, vamos distribuir o adubo nos camalhões ao longo da semana, para seguir no plantio de tabaco. Mas como já há previsão de mais chuva entre esta quarta, 19, e quinta-feira, 20, a tendência é de que a gente deixe para seguir no transplante mais para o fim desta semana, concluindo, então, na semana que vem ou só no início de agosto.

Com o ciclone, foi-se a energia elétrica

A chuva da semana passada, na verdade, veio em forma de ciclone extratropical, já sob os efeitos do El Niño, que deixou muitos estragos em várias regiões gaúchas. Em alguns lugares, eles ainda nem foram superados. É o caso da família de Marcelo Leite, de 44 anos, e da esposa Daniela, de 39, do interior de Chuvisca. Lá, por causa da força do vento, que derrubou inúmeros postes, a energia elétrica caiu às 5h30 do amanhecer da última quinta-feira, 13, e até essa segunda o fornecimento não havia sido restabelecido pela CEEE. Para atender às necessidades mais imediatas na propriedade, valem-se do gerador. A preocupação é enorme em toda a região pois muitos já estão colhendo tabaco, e o prejuízo, nesse caso, é incalculável.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz já tem chuva 55% acima do esperado para todo o mês de julho

Publicidade

A experiência da viagem pelo Mato Grosso

Como referi na coluna da semana passada, permaneci entre a segunda-feira, 10, e o último domingo, 16, em Mato Grosso, onde participei do Road-Show Agro MT, com jornalistas e influenciadores de vários estados do Brasil. Foi a oportunidade de um mergulho intenso na realidade da produção agrícola e pecuária dos mato-grossenses. Visitamos muitas grandes propriedades por lá, mas também outras de pequeno porte, muito similares às de nossa região.

Na foto acima mostro a colheita do milho, que segue a mil nas fazendas do Grupo Bom Futuro. Eles plantaram nada menos do que 90 mil hectares de milho na safrinha. Tão logo concluam a retirada desse cereal vão iniciar a colheita do algodão, do qual cultivaram 157 mil hectares nesta safra. Lá chegou a fazer frio em um dos dias da semana, mas o normal são altas temperaturas. Não tende a chover até setembro, pelo que eles torcem, inclusive para poder concluir a colheita com mais tranquilidade. E se vê muito gaúcho por lá, trabalhando em empresas e fazendas!

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.