Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: uma semana que começa com muito calor


Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana ainda com calor, que já havia sido forte no final de semana. Aqui em casa, como estamos com as tarefas de lavoura bem adiantadas, optamos por nos preservar e não nos submeter ao sol tão forte. Na semana passada, estivemos em viagem até Telêmaco Borba, no Paraná, já quase na divisa com São Paulo, em visita à empresa Mecplant, de substratos; foram cerca de 1.800 quilômetros ida e volta. E se aqui a gente reclama do calor, mas tem tido chuvas regulares, por lá não chove desde a véspera do Natal. As lavouras, de tabaco ou de soja, sofrem com a falta de água em Ivaí, Imbituva, Ipiranga, entre outros municípios.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma nova etapa na agricultura já começou

O Burley também já finaliza a secagem

Tabaco Burley, plantio experimental dessa safra, já está quase totalmente seco | Foto: Alan Toigo/Divulgação

Com o calor, optamos por não mexer com o tabaco Virgínia, acomodado no galpão, pois as folhas estão muito secas e esfarelam fácil. Também o nosso Burley, de um plantio experimental que fizemos nessa safra, já está quase totalmente seco, como se pode ver na foto acima. A folha já secou, e agora só precisa secar bem o talo. Ao contrário do Virgínia, do qual se colhem as folhas conforme amadurecem, e que são secadas em estufa, no Burley se corta a planta inteira, que é pendurada para secar ao ar livre.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: últimas tarefas do ano foram cumpridas

Produtores apostam só nessa variedade

Se aqui em casa nessa safra fizemos um plantio experimental de Burley, que antes nunca havíamos cultivado, outras famílias apostam há muitos anos nessa variedade. É o caso do produtor Régis Kluge, de Ibarama, que enviou a foto abaixo, de parte de seu tabaco já pendurado em galpão. O Régis mora na cidade e se desloca para a propriedade, a dois quilômetros, para as tarefas em sua plantação de 105 mil pés. Ele tem um galpão de 30 metros de comprimento por 15 de largura, e ali fixa as plantas em vãos feitos com varas. O tabaco é cortado ao final da tarde para que murche durante a noite; na manhã seguinte, bem cedo, antes que o sol fique muito forte, é recolhido e levado ao galpão.

Na propriedade de Régis Kluge, em Ibarama, são plantados 105 mil pés de tabaco Burley

A negociação de preço vai ser retomada

Mesmo que ainda não estejamos intensificando o preparo do tabaco Virgínia, em termos de classificação para a venda, na semana que vem estaremos novamente na expectativa com a retomada das negociações entre as entidades dos produtores e as empresas. Nos dias 15 e 16 haverá nova rodada prevista, e torcemos para que o produto venha a ser devidamente valorizado!

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.