Olá, pessoal! Tudo bem? Começamos esta semana com leve chuva, mas ainda bem menos do que seria ideal nessa época, para as necessidades das culturas nas lavouras. A semana passada foi de muito calor, que praticamente esgotou as reservas de umidade. As plantações todas agora precisam de água para, na reta final do verão e já bem próximo do outono, finalizar o desenvolvimento. Seria muito bom que ao longo desta semana chovesse ao menos 30 ou 40 milímetros, para que as culturas e as pastagens se revigorem.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: calorão dificulta as tarefas na agricultura
Seguem separação de classes e enfardamento
Enquanto a chuva não vem e as tarefas nas lavouras não podem continuar, por esses dias estamos agilizando o enfardamento do tabaco, prevendo a comercialização. Na foto acima estamos eu e minha esposa Louvane, preparando mais um fardo. Já vendemos uma parcela de 1.700 quilos, de BO1, e com esse recurso pudemos saldar os gastos em investimentos feitos para a safra. Como já mencionamos em ocasião anterior na coluna, sem dúvida haverá quebra de safra. Aqui na propriedade, estimamos as perdas entre 15% e 20%, mas só saberemos quando tivermos concluído a separação das classes e o enfardamento. Mas em todo o Sul do Brasil a quebra em volume (e por vezes até em qualidade) será confirmada. E o fato de algumas empresas já pagarem fora da tabela base é a sinalização de que haverá menos produto do que haveria se a temporada tivesse seguido de forma normal.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: semana de temperaturas altas e sem chuva
Viajamos quase 3 mil quilômetros pelo Sul
No final de semana concluímos mais uma Expedição Os Caminhos do Tabaco, da qual participamos eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, junto com profissionais da Gazeta, o jornalista Marcio Souza e o fotógrafo Alencar da Rosa. Durante toda a semana passada, percorremos 2.823 quilômetros pelos três estados do Sul, visitando propriedades que se destacam por alguma inovação. Conversamos com produtores como o Josnei Kuhn, de Canoinhas, em Santa Catarina, que aparece na foto abaixo.
É da produção de 120 mil pés de tabaco que ele e a família obtêm seu sustento, além de recursos para investir em qualidade de vida e em outras atividades. Além do conteúdo que a Gazeta do Sul publicou ao longo de toda a semana, na quinta-feira vai circular o suplemento especial da Safra 2023/24, e nele ainda vamos compartilhar mais olhares sobre esse setor.
Publicidade
Mais um ciclo desta coluna que se encerra
Com esta edição conclui-se este ciclo da coluna Por Dentro da Safra, cujo conteúdo se iniciou ainda em abril de 2023. Agora, faremos um intervalo e retornaremos novamente em abril, para o detalhamento de todas as atividades associadas à próxima temporada do tabaco. Até breve, e que seja um excelente ano para todos!
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade