Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos um novo ano com a esperança, também renovada, de que 2024 seja uma temporada com dias melhores. O ano de 2023 agora é passado, mas trouxe muitas inquietações aos produtores rurais, primeiro com a estiagem e depois, a partir da primavera, com chuvas intensas, instabilidade do clima e até mesmo enchentes. De certo modo, mal ingressamos no novo ano e no segundo dia o novo ciclo na agricultura já começou para nós. Na verdade, havia se iniciado ainda em dezembro.
Na foto acima, pode-se ver as plantinhas de crotalária, que semeamos sobre a resteva da lavoura de tabaco. Ela ajudará na recomposição do solo, sendo importante por fixar nitrogênio. Essas mudas crescerão até cerca de dois metros de altura, e ficarão na lavoura por 90 a 110 dias. No final de março, início de abril, estará no ponto para ser incorporada, e sobre ela formaremos os camalhões para o plantio da nova safra de tabaco. Nesta semana ainda vamos semear milheto e capim-sudão, com a mesma finalidade.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: últimas tarefas do ano foram cumpridas
Publicidade
Plantio tardio a fim de recuperar prejuízos
Se em Santa Cruz do Sul e em toda a região próxima a colheita de tabaco praticamente está concluída, com exceção das áreas mais altas, em outras localidades do Sul do Brasil os trabalhos seguem a todo vapor, e ainda se estenderão por alguns meses. Outros, ao contrário, que já poderiam estar com a safra finalizada, na verdade recomeçam as tarefas. A foto ao lado foi enviada pelo produtor Francisco Veiga Júnior, de Rio Negro, no Paraná. Ao lado da mãe, dona Rosangela, ele decidiu formar novas mudas, em período tardio, para fazer um novo plantio, de cerca de 20 mil pés.
A esperança deles é recuperar ao menos em parte o prejuízo que tiveram em função do clima, que castigou as lavouras no período normal. Francisco calcula que tiveram perdas de no mínimo 30%, e tentarão plantar fora de época para ver se recuperam parte desse valor. É a dura lida na agricultura. Plantando, pode novamente o clima não ajudar; mas, se não plantar, então mesmo é que o produtor não vai colher. Boa sorte a eles nesse novo plantio!
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: a colheita foi concluída na véspera do Natal
Publicidade
Muitos projetos no novo ciclo que se inicia
Com a chegada a 2024, iniciamos também um novo ciclo em nosso trabalho na comunicação sobre o agronegócio, com atenção especial ao tabaco. Junto com a Gazeta, assim como mantemos esta coluna, em fevereiro teremos mais uma edição da expedição Os Caminhos do Tabaco. E na atividade de influenciador, ao lado do Alan Toigo, tenho muitas viagens programadas por todo o Sul do Brasil. Que seja um excelente ano para todos que lidam no agro!
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade