Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: um passeio em Água Doce, Santa Catarina

Foto: Alan Toigo

Olá, pessoal! Tudo bem? Na semana passada, com a trégua dada pelo frio, finalmente pudemos concluir o plantio do tabaco, o que ocorreu na sexta-feira, 6. E no domingo à tarde, pleno Dia dos Pais, pegamos a estrada rumo a Santa Catarina, para visitar a família do meu colega de página Fumicultores do Brasil, o Alan Toigo. Assim, nos encontramos em Água Doce, no meio-oeste catarinense, a 450 quilômetros de Santa Cruz.

Viemos eu, minha esposa Louvane e minha filha Giovana, mais o Alan. Por aqui, conhecemos a produção de frangos dos pais do Alan, Leonir, 59 anos, e Doraci, 57. Eles plantaram tabaco Burley no passado, mas pararam há duas décadas. Por 33 anos também criaram suínos, mas se concentraram na criação de frangos, na qual atuam há 27 anos, hoje com dois aviários, cada um com capacidade para 7 mil frangos. Saíram de uma integração com empresa de tabaco para outra integração com avicultura. Cada lote de 14 mil frangos está pronto em 60 dias.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: uma semana de muito frio e geada forte

Publicidade

E se o frio preocupa na agricultura, na avicultura não é diferente, pois as aves precisam de temperatura controlada para não morrerem ou adoecerem. Por aqui, hoje nos deslocamos para a cidade de Caçador, onde faremos matéria com técnico sobre o manejo correto e a poda de árvores frutíferas, e amanhã já retornamos, pelo litoral.

Finalmente concluímos o plantio do tabaco

Se na semana passada concluímos o plantio do tabaco da safra 2021/2022, nesta semana meus pais, Rosa e Aloísio, já farão o replante de mudas nos 25 mil pés da parte deles. Pelo que pudemos conferir, há pouca falha, de maneira que poucas mudinhas terão de ser repostas. E ficamos na torcida pela chuva, como está previsto, para que então as lavouras possam começar a se desenvolver plenamente. Em nossa região, o frio das últimas semanas acabou não afetando tanto as plantas, como aconteceu em outras áreas.

Mais algumas frutíferas para nosso pomar

E se terminamos o transplante do tabaco na semana passada, agora podemos dar andamento a todas as demais tarefas necessárias no meio rural. Inclusive, na semana passada também realizamos o plantio de mais 20 mudas de diferentes espécies de frutíferas. Em nossa propriedade sempre valorizamos muito ter frutas à disposição para nosso consumo, e agora acrescentamos mais variedades de citros (laranjas, bergamotas e até um curioso limão caviar), figos, pêssegos, entre outras. Com isso, esperamos que, dentro de poucos anos, possamos saborear muitas outras frutas direto da árvore.

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: tabaco crescendo e tabaco sendo plantado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.