Santa Cruz do Sul

Por dentro da safra: todos na expectativa por uma boa chuva

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana na expectativa por chuva na região. Os últimos dias foram de altas temperaturas e de sol escaldante. Até houve chuva esporádica, em áreas pontuais, mas em todo o Vale do Rio Pardo as culturas agrícolas estão muito necessitadas de água.

Em nossa propriedade, fizemos o plantio de milho e a semeadura de adubação verde na resteva do tabaco. Contudo, sem a umidade, as sementes nem conseguem nascer. E assim é em praticamente todas as propriedades. Além do gasto realizado com a semente, que não é barata, mais adiante a própria terra ficará sem essa cobertura verde e sem a adubação orgânica.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: a colheita do último pé de tabaco

Publicidade

As demais culturas dependem do clima

A colheita do tabaco se encaminha para o final em toda a área baixa do Vale do Rio Pardo. Assim, ao menos essa safra está recolhida ao galpão, mas as demais culturas seguem na lavoura, requerendo cuidados, e na dependência do clima. Quando a colheita está concluída, fica superada a angústia com granizo ou com sinistros de unidades de cura. Em nossa família, sempre fazemos a inscrição no Departamento de Mutualidade da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), e, para nosso alívio, encerramos a safra sem ter de acionar o seguro contra granizo ou problemas na estufa.

Foto: Divulgação

Prejuízo imenso com estufa queimada

O perigo representado por granizo ou sinistro em estufas segue presente nas regiões em que a safra de tabaco continua. Em Guamiranga, no Paraná, por exemplo, na madrugada de domingo, 15, para segunda-feira, 16, uma queda de energia causou a queima da estufa na propriedade de Elielson Dal Santo. O resultado foi que, além da perda da estrutura, se foram os 240 grampos com tabaco. O prejuízo é imenso, porque não é possível reconstruir a estufa em poucos dias, e as plantas amadurecem rápido na lavoura.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: a conclusão da colheita

Publicidade

Agora, de olho na negociação de preço

Em nossa propriedade, a preocupação agora é por iniciar a separação das classes do tabaco, visando a comercialização. Mas para isso é preciso que as folhas umedeçam, para serem manuseadas. Enquanto essa tarefa não avança, nesta semana eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, vamos à Região Sul do Estado para conferir o andamento da safra por lá. E estamos, claro, acompanhando atentamente as negociações sobre o preço do tabaco, iniciadas nessa segunda, 16, e que prosseguem nesta terça-feira, 17. Esperamos que as empresas tenham a consciência de que, diante do custo de produção e do trabalho dos produtores, estes sejam recompensados pelo esforço, até para assegurarem o sustento e para que possam investir nas melhorias necessárias na atividade.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.