ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da safra: tempo bom para as culturas agrícolas

Olá, pessoal! Tudo bem? Finalmente o clima estabiliza de maneira favorável ao desenvolvimento das culturas agrícolas. A semana passada, ainda que com o frio da noite, foi toda de tempo bom. Aqui em casa, pudemos colher na segunda-feira a baixeira para encher a estufa dos meus pais, Aloísio e Rosa. Na terça, aproveitamos para seguir na retirada da floração das plantas, e na quarta e na quinta enchemos o forno de grampos com a baixeira na parcela da lavoura que é minha e de minha esposa Louvane. No sábado choveu bem, sem vento forte, e já no domingo o sol voltou. Assim, nessa segunda pudemos continuar no desponte da plantas, como mostra a foto abaixo, onde a Louvane e seu Nestor Hentschke, que nos auxilia nas tarefas, estão em meio às atividades. Como se pode ver, a semana iniciou com céu muito azul, e com esse clima todas as culturas podem crescer de forma normal. O primeiro tabaco colhido por meus pais já está seco, e assim hoje seguiremos na colheita.

LEIA MAIS: Por dentro da safra: hora de preparação para o início da colheita

Momentos diferentes da mesma safra

Publicidade

Se aqui em nossa propriedade iniciamos a colheita, ontem recebi uma foto de seu Hélio Pires, de Passo do Sobrado, mas na verdade distante questão de poucos quilômetros de nossa localidade. E lá, veja só, estavam… concluindo a colheita! Isso mesmo. É a mesma safra de tabaco, e com lavouras a poucos quilômetros uma da outra, mas seu Hélio, ao lado do Ivo, da Fabi, do Paulo e da Denise, estava retirando as últimas folhas em uma área plantada no dia 25 de maio; em 25 de outubro eles finalizaram. Por esse aspecto se pode ver o quanto os microclimas regionais permitem fortes e intensas variações no ciclo da cultura, por vezes dentro de um mesmo município. E na colheita de Hélio Pires, como se pode ver na foto abaixo, eles ainda usam a junta de bois como tração para puxar a carroça com o tabaco para casa, algo que até recentemente era comum, mas hoje já se vê cada vez menos em todo o interior.

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: mais uma semana que começa com chuva

Parabéns a todos os produtores de tabaco

Na próxima quinta-feira, dia 28, comemora-se o Dia do Produtor de Tabaco. Desde já, deixo aqui meu abraço e minha admiração por todos os que persistem nessa cultura tão relevante, há mais de um século, para a nossa região, para o Estado e para todo o Brasil. Afinal, poucas propriedades são de tal forma diversificadas do que aquelas que produzem tabaco. Na quinta, também estarei prestigiando a Abertura Oficial da Colheita do Tabaco, na propriedade de seu Oladi Schroeder, em Faxinal de Dentro, no interior de Vale do Sol, evento que marcará essa data especial.

Publicidade

LEIA MAIS: Por dentro da safra: poucos dias de sol para agilizar as tarefas

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta