Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Por dentro da safra: em contagem regressiva para a colheita de tabaco

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo firme, depois de um sol agradável no último sábado, 12, e domingo, 13. Porém, já na tarde dessa segunda-feira, 14, o tempo começou a fechar. Inclusive, para esta terça, 15, há previsão de um pouco de chuva.

Finalizamos, aqui em casa, a aplicação da segunda dose de salitre nas lavouras de tabaco, e essa chuva até que viria muito bem para diluir o fertilizante e facilitar a absorção dele pelas plantas. Agora, a próxima tarefa é iniciar o desponte das flores do tabaco, o que é sempre importante agilizar. Do contrário, a planta interrompe o crescimento da folha, que é o que afinal colhemos, e direciona a energia para a flor, o que faz a folha perder peso. Também é a oportunidade para retirada de brotes, que causam o mesmo efeito negativo. Até a próxima semana devemos iniciar a colheita, com a retirada da baixeira, fazendo com que a planta se desenvolva melhor.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o tabaco começa a encorpar nas lavouras

Publicidade

Uma ninhada de leitões em pleno domingo

Foto: Giovane Luiz Weber

Em pleno domingo de eleições, no dia 6 de outubro, nasceu aqui em nossa propriedade uma ninhada de leitões, dos animais que os meus pais, seu Aloísio e dona Rosa, criam para a subsistência de todos nós, em família. Uma das fêmeas ganhou 13 leitõezinhos; um acabou morrendo, mas os outros 12 estão bem sadios. Sempre tivemos como prioridade assegurar o cultivo de alimentos e a criação de animais para o consumo e até venda de algum excedente. Desses filhotes, uma parte ficará na propriedade e será criada. Outros serão comercializados, para entrega quando estiverem no tamanho ideal para a desmama.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: segunda com calor, depois da chuvarada

Publicidade

Hoje é o Dia Internacional da Mulher Rural

Nesta terça-feira comemora-se o Dia Internacional da Mulher Rural, data especial para lembrar de todas as mulheres que fizeram a opção de permanecer junto de suas famílias no campo, produzindo alimentos e riquezas para a sociedade. Na semana passada, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, fizemos uma viagem a Santa Catarina, até Criciúma, onde visitamos a Laureci Manarim Votri e sua filha Clarisse Manarim Votri Borges.

A Clarisse, apesar das oportunidades que teve para seguir em outra área, decidiu permanecer junto de sua família na agricultura. Por lá, já colheram dez fornadas de tabaco – a que aparece na foto também já estava curada e pronta para ser retirada e armazenada no galpão. Em nome delas, nossos parabéns a todas as mulheres que atuam no agro, seja nas micro, pequenas, médias ou grandes propriedades. Sucesso sempre!

Publicidade

Foto: Alan Toigo

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile