Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com temperatura agradável, uma segunda-feira de muito sol, e isso é muito benéfico para as plantações que estão nas lavouras e para as pastagens. A tendência é de que hoje ainda siga o calor, com a chuva retornando amanhã. E esperamos que ela seja leve, como foi a da semana passada, garantindo a umidade para o bom desenvolvimento das plantas. Na foto pode-se ver como está o primeiro tabaco que plantamos aqui em nossa propriedade, e que já está ganhando forma. O perigo, para essa plantação, seria que voltasse um frio muito rigoroso, com geada forte. Ou ainda que a chuva viesse com vento, como aconteceu em outras localidades nas últimas semanas. Antes da retirada das flores e da aplicação do antibrotante, caso o vento incline as plantas, isso será muito prejudicial, porque pode comprometer a qualidade e ainda a produtividade.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: com o retorno do frio, seguem as tarefas
Com os dias ensolarados, aqui em casa prosseguem as tarefas de lavoura, com alguma capina nas plantações (inclusive no tabaco). Por esses dias também devemos fazer, nesse tabaco da foto acima, a segunda aplicação de salitre, que tende a ser a última. Só faríamos uma terceira aplicação se antes de ocorrer a retirada das flores chovesse muito e faltasse fertilizante para as plantas, deixando-as fracas para alcançar o pleno desenvolvimento. Mas, pelo aspecto delas, em poucos dias já começarão a fechar sobre o camalhão, ganhando o aspecto desejado para uma boa produção. E, ao que tudo indica, nesse tabaco plantado mais cedo poderemos antecipar bastante também a colheita, como, aliás, já está acontecendo em várias propriedades na região de Santa Cruz do Sul.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: chuva boa para fixar as mudas de tabaco
Como referimos na coluna anterior, na semana passada estivemos, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, participando da 3ª Conferência sobre o Tabaco, em Itaiópolis, em Santa Catarina. Trata-se do sexto maior município produtor de tabaco em nível de Brasil, e ali diversas palestras e debates buscaram levar mais informações sobre essa atividade para os produtores e a sociedade daquela região catarinense. Na foto acima pode-se ver o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marcílio Drescher, em sua manifestação na parte da manhã, na sexta-feira. Ele explicou sobre mutualidade e a forma de atuação da entidade, com orientações sobre a safra em andamento. Na parte da tarde, eu e outros influenciadores digitais dos três estados pudemos falar sobre a importância do tabaco na sucessão familiar e o papel dele na economia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.