Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: segunda com calor, depois da chuvarada


Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com clima seco e temperatura elevada na tarde de ontem. Isso depois de na semana passada ter chovido cerca de 100 milímetros aqui em nossa propriedade, tanto que até nos preocupou, pois tanta água pode acarretar estragos nas lavouras ou deixar tudo muito encharcado. Mas o tempo ameno do final de semana já permitiu que a terra secasse e o sol favoreceu as plantas. Como para hoje e amanhã novamente marca chuva, não faltará umidade para o pleno desenvolvimento das plantações. E a semana será dedicada a dar continuidade à capina, tirando algum inço; já aplicamos a segunda dose de salitre em todo o tabaco, e com a chuva ele logo derreterá.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: semana com temperatura em elevação

Foto: Alan Toigo/Divulgação

Investimento em estufa de carga contínua

A foto acima, na qual estamos eu e minha esposa Louvane com nossa filha Giovana Luiza Weber, revela uma mudança em nossa rotina na propriedade. Nos últimos dias de setembro, a Giovana completou 18 anos, e agora está legalmente autorizada a acompanhar as atividades de produção de tabaco. Neta e filha de produtores dessas folhas, é claro que desde pequena, e ao longo de todos os seus 18 anos, ela teve presente a importância dessa cultura, mas sem ajudar em nada na produção. Agora ela está apta a fazer isso, e já neste ano poderá nos auxiliar. Estamos juntos diante da nossa unidade de carga contínua para cura das folhas, inovação importante e grande investimento em modernização que fizemos na propriedade, e ela poderá nos ajudar nas tarefas.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: a chuva dos últimos dias foi providencial

Foto: Alan Toigo/Divulgação

Primeiros 5 mil pés de tabaco da Giovana

A Giovana sempre teve e sempre terá total apoio meu e da Louvane para que dê continuidade aos estudos e se dedique à área para a qual se sente vocacionada. Mas, ao mesmo tempo, queremos que ela tenha muita clareza sobre a importância dessa atividade. Assim, uma vez que estava na iminência de fazer 18 anos, eu e a Louvane plantamos para ela, nessa safra, 5 mil pés de tabaco, esses em que estamos juntos, eu e ela, na foto acima. Ela será orientada a cuidar especialmente dessas plantas, com capina, tratos culturais e depois na colheita, para ter noção de quanto as folhas podem render em termos econômicos. Os recursos serão para ela investir em seus interesses, ou guardar. Claro, ela também nos ajudará nas demais tarefas na propriedade. Desejamos muito sucesso à Giovana e a todos os jovens que, a exemplo dela, vivenciam a importância da pequena propriedade de perfil familiar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile