Olá, pessoal! Tudo bem? Em pleno Carnaval, trazemos aqui informações sobre nosso ritmo de trabalhos na agricultura em toda a região. A última semana finalizou com temperatura um pouco mais amena, por vezes quase já com frio, depois das chuvas, que variaram bastante entre as localidades, em algumas até com mais de 100 milímetros, como se viu em São Lourenço. Na semana anterior, tivemos mais uma vez a satisfação de percorrer municípios dos três estados do Sul pela Expedição Os Caminhos do Tabaco 2023. Estamos em meio à edição desse material, para então compartilhar tanto pela Gazeta do Sul e pelo Portal Gaz quanto na página Fumicultores do Brasil e em nossas redes sociais.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: retomando as tarefas em meio ao calorão
O milho é uma forma de volta por cima
Durante a expedição conhecemos muitas histórias incríveis. Uma que muito me marcou é a do produtor Diego Gabriel Dombroski, de São João do Triunfo (PR), que está comigo na foto ao lado. Aquela era uma área de tabaco, na qual a família recém havia iniciado a colheita quando o granizo destruiu toda a plantação. A alternativa que lhes restou foi passar a grade e preparar a terra para um novo plantio, desta vez apostando no milho, na esperança de ainda obter alguma receita na mesma área. Foi um prejuízo enorme, Diego lamentou muito pela perda financeira, mas na agricultura é assim: logo tiveram de tomar uma decisão, plantaram de novo e agora torcem para que o milho se desenvolva bem. Admiro essa juventude que mostra tamanha determinação e confiança em sua aposta de permanecer na agricultura, para o bem de todo o Brasil.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma chuva que veio em muito boa hora
Uma safra nem acabou, a outra já começa
Aqui em nossa propriedade, estamos envolvidos na separação das classes e no enfardamento do tabaco, visando a comercialização, já nos próximos dias. Ao mesmo tempo, começamos algumas tarefas de olho na próxima safra. Na foto abaixo, aparece parcela da lenha que havíamos preparado para a cura das folhas da última safra, e que sobrou. Quando se possui lenha de boa qualidade, ela rende mais na fornalha, e assim houve boa sobra.
Empilhada, agora será coberta com plástico para não sofrer muito com a umidade durante o inverno, e então poderá ser utilizada na secagem do tabaco no próximo ciclo. O cuidado com a lenha é ainda maior quando não se dispõe na propriedade de toda a lenha necessária para cada safra; diante do alto preço dela na atualidade, é preciso ser previdente com esse insumo. E assim também estamos em vias de emendar um ciclo no outro na cultura do tabaco, pois o agro, como se diz, não para nunca. Um ótimo Carnaval para todos e, mais importante ainda, uma excelente comercialização da safra!
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade