Por dentro da safra: por aqui, seguimos a mil em meio à colheita

Olá, pessoal! Tudo bem? Ingressamos em mais uma semana em meio à colheita do tabaco. Nesta segunda-feira, 8, nos ocupamos de encher uma estufa de tacos, de 500 varas, com a segunda apanha nas lavouras que são minhas e da minha esposa Louvane. Nesta terça, 9, e quarta-feira, 10, vamos folgar da colheita e nesta quinta, 11, e sexta, 12, o plano é encher a estufa de grampos, a terceira fornada nessa estufa. Meus pais, Aloísio e Rosa, estão secando uma das fornadas deles e na semana que vem será a vez de continuar a retirada das folhas nas lavouras.

Tabaco está bonito, mas precisa de água

Como se pode ver na foto, as lavouras estão muito bonitas nessa safra, e a única coisa que nos preocupa é o fato de que, pelo que aponta a meteorologia, talvez não vá chover o suficiente a partir de agora para o pleno desenvolvimento das plantas. Na semana passada, choveu só 22 milímetros aqui na localidade, tão pouco que isso, com o sol e o calor, evapora em questão de horas. E o tabaco, bem como as demais culturas, agora precisa de muita água para abrir a ponteira como deveria, o que pode se refletir em limitação na produtividade e até na qualidade. Daqui pra frente, as lavouras precisam de chuvas regulares, para que se possa ter uma colheita plena.

Tempo seco favorece lavoura de batatinha

Por incrível que pareça, se todas as lavouras em fase de desenvolvimento, como tabaco, milho, feijão e pastagens, precisam de chuva para crescer e produzir, ao menos uma cultura gosta do clima como está, mais seco: é a batatinha. Na foto abaixo, está a nossa batatinha da variedade Macaca, de casca vermelha, que está com ótimo tamanho e qualidade. A Jahres Kartoffel, batatinha de ano, que costumamos plantar no dia de São João, 24 de junho, nós já colhemos, mas acabou não rendendo tanto justamente porque na época choveu muito, estava úmido e tinha pouco sol. Mas esta plantação de agora está excelente e vai proporcionar boa colheita. E até o final de novembro já estaremos arrancando elas.

Publicidade

Foto: Giovane Luiz Weber/Divulgação/GS

Uma visita a propriedade de Paraíso do Sul

Na tarde desta terça-feira fiz uma visita a propriedade que produz tabaco na localidade de Linha Sinimbu, em Paraíso do Sul, a cerca de 70 quilômetros de Santa Cruz, para conferir o fumo naquela região. E na semana que vem contaremos por aqui o que vimos.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: tempo bom para as culturas agrícolas

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.