Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

agricultura

Por dentro da safra: onde antes havia tabaco agora já tem milho

Olá, pessoal! Tudo bem? Esta semana começou com temperatura bem mais agradável, depois de um sábado, 13, e um domingo, 14, de muito calor. Claro que é verão, e o calor agora faz parte, é mesmo da época. Mas era muito abafamento. Com a chuva do final da tarde de domingo, a segunda-feira, 15, iniciou bem mais amena, e foi possível desenvolver as tarefas de lavoura. E nestas, por sinal, já temos novas culturas na paisagem.

A foto acima mostra nossa propriedade, em área onde até há poucos dias estava o tabaco. Este foi colhido, e na mesma área já está o milho, numa comprovação de quanto a diversificação faz parte da realidade das pequenas propriedades. Esse milho foi plantado em duas etapas, para que tenhamos igualmente milho verde em dois períodos, e da mesma forma em espiga, ou grão, para alimentar os animais. E por esses dias vamos finalizar o plantio do milho do tarde, que aqui na região podemos plantar tranquilamente até 20 de janeiro, e que depois servirá para fazer silagem ou ser cortado como pasto, nos locais onde não se forma geada.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma semana que começa com muito calor

Publicidade

E a colheita recém começou na zona Sul

Na semana passada eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, cumprimos roteiro pelo Sul do Estado, em Camaquã, Canguçu e São Lourenço. Entre outras propriedades, visitamos o casal Leandro Behling Plamer e Sirlei Maria Manske, que concluíam a colheita da baixeira nos 45 mil pés de tabaco que plantaram nessa safra. Na foto abaixo, que tirei com eles, estavam tendo a ajuda do tio do Leandro, Celomar Behling.

O casal tem uma filha de 18 anos, a Amanda, que, além de cuidar da casa, é encarregada de conduzir outro projeto deles: de diversificação, com 6 mil pés de morango. Cultura não tão comum naquela região, ao contrário do que acontece em Santa Cruz, por exemplo, onde muitos investem na atividade. A colheita do tabaco na propriedade deles deve se estender até o fim de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma nova etapa na agricultura já começou

Publicidade

Mais uma vez, vamos rumo a Santa Catarina

Nesta terça-feira, 16, eu e o Alan Toigo vamos pegar a estrada rumo a Presidente Nereu, em Santa Catarina. Por lá, pretendemos conferir uma propriedade que por muito tempo se dedicou ao cultivo de tabaco e hoje foi transformada num hotel-fazenda. E a família ainda segue produzindo a maioria dos alimentos que são servidos como refeição aos hóspedes. E, claro, também estamos acompanhando com muita expectativa as reuniões de negociação do preço do tabaco.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.