Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos esta semana com tempo firme, mas ainda contabilizando prejuízos em decorrência do vendaval registrado na região na quinta-feira da semana passada. Na quarta veio uma primeira chuva, de 15 mm, excelente, que favoreceu as plantações, e na quinta veio outra precipitação, de 20 mm, porém acompanhada de muito vento. O resultado é que as plantas de tabaco foram reviradas e inclinadas, o que atrapalha todas as operações, tanto na colheita quanto no desponte e na aplicação de antibrotante onde é necessário. Infelizmente, com isso a própria safra fica um pouco comprometida, pois plantas inclinadas ou reviradas não darão a mesma produtividade, e por vezes nem a qualidade. Menos mal que a lavoura ainda segue aí, mas poucos minutos de chuva, com um granizo ou vento forte, por vezes comprometem toda a temporada.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: com algum atraso, começou a colheita!
Aqui na propriedade seguimos agora fazendo a nossa colheita diária de 40 grampos, como mostro na foto acima, para a estufa de carga contínua. Há dias em que colhemos 80 grampos, guardando 40 para acondicionar no dia seguinte, quando se trata de domingo ou de feriado. É uma nova experiência que temos ao adotar essa nova tecnologia de ponta, que muitos já incorporaram à atividade.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: em contagem regressiva para a colheita de tabaco
Na semana passada, no dia 23, acolhemos aqui em nossa propriedade uma turma de colaboradores da empresa Philip Morris Brasil, que veio conhecer mais de perto todo o processo de produção de tabaco no campo, como se pode ver na foto acima. Eles são de diferentes cidades, entre elas São Paulo e Curitiba (PR), e passaram a manhã conosco para conhecer cada etapa, da produção de mudas ao plantio, dos tratos culturais à colheita, e depois ainda a secagem, armazenagem e classificação para a venda. Foram muito agradáveis, o que permitiu a troca de experiências.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: o tabaco começa a encorpar nas lavouras
Publicidade
Por fim, deixo aqui a lembrança pelo Dia do Produtor de Tabaco, que transcorreu ontem. E assim deixo também meu abraço e os parabéns a todos os agricultores que seguem, ao longo de décadas, fazendo a opção pelo cultivo de tabaco como fonte de renda para sustentar sua família e gerar riquezas para o Brasil.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.