Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRICULTURA

Por dentro da safra: o tabaco começa a encorpar nas lavouras


Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo encoberto e antes mesmo do meio-dia de segunda-feira, 7, a chuva já havia retornado à região. Veio mais fraca, é verdade, mas permaneceu em boa parte da tarde, de maneira que praticamente não foi possível fazer nada nas lavouras. A gente já fica aliviado quando vem chuva sem vento forte, temporal ou granizo, pois agora as plantações estão bem desenvolvidas e isso poderia significar enormes perdas.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: semana com temperatura em elevação

Além da chuva regular, o sol e a temperatura mais elevada dos últimos dias fizeram com que o tabaco encorpasse e as lavouras praticamente estão formadas. Agora, em questão de dias teremos de iniciar a colheita da baixeira e a safra entrará em ritmo acelerado. Por isso, ficamos na torcida para que não falte chuva e o tempo colabore bem para uma temporada plena.

Publicidade

Todas as demais culturas se desenvolvem

Enquanto o tabaco se desenvolve a olhos vistos na lavoura, também conciliamos o tempo com outros plantios, que entendemos como muito importantes para a nossa família, e para toda e qualquer pequena propriedade. São os alimentos, os produtos hortigranjeiros, que vão para a mesa e por vezes permitem a venda de algum excedente.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: a chuva dos últimos dias foi providencial

É o caso do pepino, que já começou a jogar a floração, e também de dezenas de variedades, do feijão à batatinha e à batata-doce, do milho à moranga e à abobrinha, bem como repolho, alface, tomate, beterraba e as demais verduras. Produzir o tabaco e contar com a receita que ele gera é excelente, mas dispor desse alimento de qualidade na propriedade é uma regalia.

Publicidade

Foto: Giovane Luis Weber/Divulgação/GS

Uma peregrinação pela energia trifásica

Se agora estamos na iminência de começar a colheita do tabaco desta safra, em outra frente nos mobilizamos para conseguir assegurar energia elétrica trifásica em nossa propriedade. Investimos em uma estufa de carga contínua, importante para que possamos produzir com eficiência e explorando melhor nossas possibilidades, mas assegurar esse serviço básico na eletrificação está requerendo verdadeira peregrinação. Haja paciência e persistência para atender a tanta exigência e burocracia nessa área.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.

Sair da versão mobile