Olá, pessoal! Tudo bem? E o inverno parece que finalmente deu as caras. Nessa segunda-feira, 12, o dia amanheceu com bastante frio na região, depois da chuva, que chegou a 40 milímetros aqui em nossa propriedade na madrugada de sábado para domingo. Foi uma chuva perfeita, que não causou estrago na agricultura. Como o tempo abriu nessa segunda, a previsão é de mais frio nesta terça-feira, 13, quando se deve ter geada, e talvez ainda nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: já fizemos a primeira poda nas mudas
Isso faz parte e até é necessário, pois esse friozinho ajuda no controle de inços e insetos, e favorece as frutíferas. O que é preciso é cuidado redobrado com as mudas de tabaco nos canteiros, para que não queimem em virtude do gelo. É o momento de adotar cobertura extra, com mais um plástico, e planejar o tratamento químico para os períodos mais quentes do dia.
Publicidade
Preparativos para a próxima temporada
Nas lavouras, agora, há tarefas a encaminhar. Nessa segunda, em pleno Dia dos Namorados, eu e minha esposa Louvane aproveitamos para distribuir fertilizante orgânico e calcite, a fim de corrigir a acidez do solo em área de terra com mais cascalho, já preparando os camalhões para o plantio de tabaco em breve.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma visita a Centro Linha Brasil
Esse reforço na correção do solo e na adubação será importante para que possamos obter o melhor rendimento possível no próximo ciclo. E, enquanto a safra não começa para valer, na próxima sexta-feira vou participar de um evento na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul, liderado pela Subcomissão em Defesa do Setor do Tabaco e de Acompanhamento da COP10.
Publicidade
Aposta no tabaco de inverno no Paraná
Se a gente aqui em casa prepara a terra para o próximo ciclo, outros na região já começaram o plantio do tabaco. E o mesmo está sendo feito em outras regiões, como é o caso do município de Paula Freitas, no Sul do Paraná. O João Paulo Tarczewski, de 22 anos, e o irmão mais velho dele, o Jaisom, de 30 anos, ambos na foto acima, estão fazendo um experimento neste ano: dos 200 mil pés de tabaco que plantam, junto com suas esposas, decidiram antecipar 50 mil para a época de inverno, plantados no dia 5 de maio.
Os demais 150 mil serão transplantados na época normal, entre 20 de setembro e 20 de outubro. Se a safra correr bem, cogitam antecipar todo o plantio no ano que vem. O irmão mais novo deles, Jeferson, de 19 anos, cuida de outro negócio em que apostam, a suinocultura, com 500 animais em engorda. Atentos à diversificação, ainda plantam bastante milho.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!