Olá, pessoal! Tudo bem? Esta semana começou com temperatura mais amena do que a anterior em toda a região. Tivemos chuva de 19 milímetros em nossa propriedade na madrugada de sexta-feira para sábado, o que não chega a contribuir muito para recuperar reservatórios de água, mas é excelente para as culturas agrícolas. Estamos com os canteiros de mudas de tabaco em franco desenvolvimento, em estágio muito bom. Nos próximos dias já devemos fazer a primeira poda, para que possam encorpar bem, ficarem fortes, para se fixar e crescer quando forem levadas para a lavoura. Agora, além de realizar as podas, é fundamental ficar atento à sanidade, fazendo as aplicações preventivas de defensivos para evitar doenças ou pragas, no momento certo, e conforme as recomendações agronômicas.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: devido à umidade, produtores devem ter mais atenção com mudas
No final de semana, eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, estivemos em viagem a São João do Sul, litoral sul de Santa Catarina, onde havíamos sido convidados para acompanhar a 13ª Festa do Colono, um evento tradicional naquele município, que tem na agricultura a base de sua economia. No sábado, ao final da tarde, realizei uma palestra para um grupo de produtores rurais, sobre o cenário atual e as perspectivas para a agricultura familiar no Sul do País. A principal cultura de lá é o arroz, seguido do tabaco, mas a produção de frutas, como banana e maracujá, também ocupa área significativa.
Publicidade
O ponto alto das festividades em São João do Sul foi o desfile de carros de boi, cujo objetivo era colocar esse evento no Guinness Book como o maior em todo o mundo. E não deu outra: foram parar no famoso Livro dos Recordes. Na manhã de domingo, reuniram-se nada menos do que 318 conjuntos de carros de boi (foto acima), tanto do interior do próprio município quanto oriundos de cidades vizinhas, que se engajaram e prestigiaram a iniciativa.
LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: lagartas atacam as mudinhas de tabaco
Era uma forma também de reconhecer ou de enfatizar a importância desse meio de transporte de produtos e de cargas para a agricultura familiar, em especial em propriedades e regiões com bastante declivosidade, onde a mecanização é mais complicada ou dificultada. São João do Sul estabeleceu, portanto, o recorde nesse item, e de outro lado promoveu a integração entre os produtores rurais, mostrando que, ao lado das tecnologias modernas e da automação, as tradições seguem muito vivas e importantes.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.