ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Por dentro da safra: Lavouras agora já precisam de mais chuva

Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos a semana com tempo firme, mas já com as primeiras chuvas mais fracas chegando ao longo da tarde de ontem na região. A água agora é providencial para as lavouras, pois a terra está muito seca, e as culturas, em especial o tabaco, necessitam de mais umidade. No sábado, para se ter uma ideia, o dia inteiro transcorreu com cerração baixa aqui em nossa propriedade, o que é ruim tanto para o trabalho quanto para as plantações.

Publicidade

A expectativa é de que ao longo da semana ocorram chuvas suficientes para desmanchar o adubo e o salitre colocados na terra; assim, as plantas, inclusive feijão e milho, poderão se desenvolver.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma semana que inicia com bastante frio

Publicidade

Geada e frio causaram estragos no Paraná

Se na região não houve maior prejuízo em razão do frio nas últimas semanas, bem diferente é a situação em localidades do Paraná. Por lá, temperaturas negativas, com formação de fortes geadas, causaram muita dor de cabeça para produtores de tabaco. As fotos acima foram enviadas por famílias de lá.

Publicidade

A foto da esquerda mostra mudas completamente destruídas em pleno canteiro; ou seja, vai ser necessário refazer tudo, semear de novo e, obviamente, bem atrasado, pois a essa altura já deviam estar providenciando o transplante. Isso levará os produtores a terem de optar por variedades de ciclo mais curto; do contrário, a colheita avançará muito além do ideal ou do previsto, adiante, no verão.
E não apenas nos canteiros, mas também nas lavouras, como mostra a foto à direita, houve danos. O jeito é plantar de novo, e nem sempre haverá mudas disponíveis.

LEIA TAMBÉM: Por dentro da safra: uma semana para agilizar muitas tarefas

Publicidade

Enxada mostra-se eficiente contra a buva

Os trabalhos na agricultura seguem a mil em todas as regiões. A foto acima foi enviada pelo produtor Fernando Bley, de Paraíso do Sul, e mostra ele e a esposa, Estela Scholz, ocupados com a capina manual de plantas de buva, em pleno sábado passado. Ele comenta que os defensivos que deveriam controlar as plantas daninhas nem sempre são eficientes; assim, mais eficaz é a enxada, para evitar a concorrência das plantas invasoras com o tabaco na absorção do fertilizante, o que afetaria a produtividade e a qualidade.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta