Olá, pessoal! Tudo bem? Iniciamos mais uma semana com muito frio em toda a região. Além das temperaturas baixas, ainda há a cerração, e até momentos com chuvisco, o que pode trazer muitos contratempos para as mudas de tabaco. Houve relatos de muitos produtores dando conta de que as plantas, nos canteiros, além de não se desenvolverem a contento, apresentam sinais de doenças. Por isso, é fundamental fazer com rigor o tratamento fitossanitário, e manter elas protegidas contra o vento e a chuva fria ou contra a geada. É o que estamos fazendo em nossa propriedade, preocupados em ter as mudas em boas condições para o plantio, a partir de meados deste mês (se o tempo colaborar, claro).
O agro é também opção feita pela mulher
Na semana passada eu e o Alan Toigo, meu colega da página Fumicultores do Brasil, estivemos em Vale do Sol, onde visitamos a propriedade de Cristina Carvalho dos Santos, de 31 anos, e de Cristiano Andro da Silveira, de 36 anos. Enquanto ele atua fora da propriedade, em outra ocupação, ela fez a opção por plantar tabaco como fonte de renda. Nesta safra, devem cultivar 20 mil pés, que asseguram boa receita. Em paralelo, plantam os demais alimentos de subsistência. É, mais uma vez, a evidência de que o agro é um ambiente de plena realização para as mulheres.
O catarinense fabricante de cangas de boi
Já no último sábado, 6, eu e o Alan nos deslocamos de carro entre Santa Cruz do Sul e Florianópolis, em viagem que nos trouxe até Mato Grosso, onde nos encontramos ao longo desta semana participando do Road-Show MT, com jornalistas e influenciadores digitais das mais variadas regiões do Brasil. No caminho, no sábado, paramos em São João do Sul, próximo à divisa com o Rio Grande do Sul, no litoral, para conhecer a propriedade de Cassiano Raupp de Matos, que aparece comigo na foto acima, ao lado ainda de seu pai Volnei Floriano de Matos. Eles também plantam tabaco, mas em paralelo o Cassiano é conhecido em toda aquela região por fabricar cangas de boi, que mostramos na foto. Ainda que os produtores também adotem a mecanização, são muito comuns naquela região as carroças de duas rodas puxadas por uma junta de bois. Inclusive, quando estivemos por lá, no sábado, fizeram um desfile com cerca de 20 carroças, numa grande festa, com direito a churrasco, para nossa honra e alegria.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE AGRONEGÓCIO
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade